TERCEIRO AMISTOSO : Atrás da consistência de equipe
Brasil segue sua preparação para Gauchão, enfrentando São José, no Passo D’Areia, em Porto Alegre
De jogo em jogo, o Brasil vai buscando a consistência de equipe para a disputa do Campeonato Gaúcho e da Primeira Liga. O penúltimo (e terceiro) amistoso da pré-temporada será realizado nesta quarta-feira, às 17h, no piso sintético do Passo D’Areia em Porto Alegre, contra o São José. Até aqui, o time rubro-negro empatou duas vezes por 0 a 0 – diante de São Paulo, em Rio Grande; e Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.
Os jogadores Marlon, Teco e Rodrigo Silva não foram ainda aproveitados nos amistosos, deixando o elenco ainda mais reduzido. É possível que alguns deles já possa participar de alguns minutos neste teste contra o Zequinha. Quem deve estar à disposição do técnico Rogério Zimmermann é o volante João Afonso, que foi oficialmente apresentado nesta terça-feira.
O grupo do Brasil treinou ontem no CT da Sanga Funda (finalmente, o clube passa a ter um campo suplementar próprio) – como sempre sem acompanhamento. Assim, a escalação só será conhecida pouco antes do jogo. Zimmermann tem mudado o ataque – ainda buscando a melhor formação num setor que será completamente diferente em relação à temporada passada.
Já o São José é muito parecido do time que disputou o Gauchão de 2016, fazendo a segunda melhor campanha da fase classificatória (atrás apenas do Grêmio). O bom goleiro Fábio, os zagueiros Everton, Claudinho e Vagner; o lateral Bindé; o volante Felipe Guedes; os meias Rafinha e Jô seguem no Passo D’Areia. O jogo de hoje será de portões fechado, porque o estádio não possui ainda o alvará do Corpo de Bombeiros.
João Afonso já está à disposição
Depois de estar treinando por há quase duas semanas no Bento Freitas, o Brasil oficializou finalmente a contratação do volante João Afonso, 21 anos, que tem vínculo com o Internacional. É o oitavo jogador confirmado pelo Rubro-Negro para a temporada de 2017. Os que chegaram antes são os laterais Eder Sciola e Tiago Silva; os meias Aloísio, Lenílson e Rennan Oliveira; os atacantes Rodrigo Silva e Jean Silva.
João Afonso Crispim é natural de Criciúma. Ele começou a carreira nas categorias de base do Internacional e chegou a ser aproveitado como titular do time principal com Clemer em 2014. Depois foi emprestado para a Chapecoense e, no ano passado, jogou pelo Criciúma a Série B do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez ele é cedido por empréstimo pelo Inter.
O próximo jogador a ser apresentado no Bento Freitas deve ser Bruno Lopes, que está chegando por empréstimo pelo Arouca de Portugal. Catarinense de Criciúma, o atacante deve estar em Pelotas na quinta-feira para fazer exames médicos e assinar contrato. O Brasil não vai parar de buscar jogadores, porque ainda apresenta carência de número de atletas para as posições de ataque.
SÃO JOSÉ
Fábio; Bindé, Claudinho, Everton e Dudu (Marciel); Felipe Guedes, Fábio Carrillo, Jô, Clayton Peixoto e Rafinha; Bruno Gaúcho (Paulinho). Técnico: China Balbino.
BRASIL
Eduardo Martini; Éder Sciola, Cirilo, Evaldo e Tiago Silva; Leandro Leite, Galiardo, Nem; Aloísio e Lenílson; Jean Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
Local: Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre
Data: 18/1/2017
Horário: 17h