Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

THEATRO SETE DE ABRIL : Conclusão do restauro com atrações no palco

THEATRO SETE DE ABRIL  : Conclusão do restauro  com atrações no palco
02 julho
09:08 2021

Sábado às 20h, último vídeo do projeto “Canteiro Aberto EnCena”

Por Carlos Cogoy

Neste mês, informa a construtora Biapó, conclusão da obra de restauro do Theatro Sete de Abril. Porém, até o pleno funcionamento da casa cultural, ainda serão necessárias etapas como a aquisição de equipamentos. Mas, como uma importante – e demorada – etapa está sendo alcançada, o grupo está divulgando a exibição do último episódio do projeto “Canteiro Aberto EnCena” que, desde setembro do ano passado, promoveu a gravação de apresentações no palco do Theatro. No vídeo de encerramento do projeto, leitura dramática, música e memória. A exibição será sábado às 20h, e a transmissão acontece no canal Construtora Biapó no Youtube.

Violinista italiano Alessandro Borgomanero

ATRAÇÕES – Os atores Roberta Pires, Charlie Rayné e Léo Massri, estarão interpretando fragmentos de peças do teatrólogo Valter Sobreiro Jr: Maragato: ópera popular gaúcha; Em Nome de Francisco; Dom Leandro ou os Sendeiros de Sangue.

VIOLINO de Alessandro Borgomanero – diretor artístico do Instituto Biapó -, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), que gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Diretor artístico da Filarmônica de Goiás, apresentou-se em festivais na Alemanha, Japão, Escócia e Portugal. Radicado em Goiás há mais de vinte anos, foi regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes entre 2003 e 2007. Borgomanero foi agraciado pelo governo goiano em 2006, com o título de comendador da Ordem do Mérito Anhanguera.

UFPEL representada pelo Núcleo da Canção (NuC), que foi criado há dois anos, e reúne jovens músicos radicados na cidade: Alinson Alaniz (Jaguarão); David Cruz (Pelotas); Marlise Peres (Gravataí); Lucas Borba (Canguçu); Myro Rizoma (Belo Horizonte). No repertório, quatro canções autorais no espetáculo “Canções Inservíveis”.

No último episódio também “memórias afetivas sobre a história do local, e o panorama geral de conclusão da obra”.

Atores Charile Rayné e Roberta Pires

CANTEIRO ABERTO tem apresentação e narração de Roberta Pires. Na trajetória de seis episódios, houve a participação da Banda Xtrings, dança com a União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, Tholl, atriz Jane Lopes, bailarinos Caroline Gomes e Diego dos Santos da Cia. de Dança Tavane Viana, banda Let Jazz In, Sovaco de Cobra trio, e leituras dramáticas do jornalista, escritor e artista visual Manoel Soares Magalhães.

EQUIPE do EnCena: Roberta Pires (apresentação e direção cênica); Ana Lúcia Alt (curadoria artística e de entrevistas); Fabiana Lima (direção artística); Mari Almeida (produção); Davi Rodrigues, Gabriel Côrtes e Filipe Chepp (captação de imagens); Davi Rodrigues (captação de som); Wendell Francis (organização do canteiro); Gabriel Côrtes (edição de imagem); Lucas Amaral (captação de parceiros e patrocínios); Guilherme Moura Fé e Mayara Insaurriaga (comunicação).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções