Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Thiago Perceu recebe devidas homenagens no Xavante

Thiago Perceu recebe devidas homenagens no Xavante
21 dezembro
09:24 2021

Toda vez que alguém entrar no Bento Freitas terá a certeza de que ele foi construído e reconstruído com muito suor da sua torcida. E com muito empenho de pessoas que deixavam de lado suas vidas para dedicarem-se ao Grêmio Esportivo Brasil. De todos, talvez o Novo Bento Freitas seja uma obra da inquietude e perseverança de um torcedor em especial: Thiago Perceu.

Hoje, as arquibancadas de concreto, pintadas de vermelho e preto, bonitas e que orgulham a Maior e Mais Fiel, eram, naquele 2015, quando parte da arquibancada do antigo Caldeirão cedeu, um mar de incertezas e de preocupações. Pois aquilo que parecia impossível, era combustível para Perceu ir adiante.

Incansável, ele não mediu esforços para que, mesmo diante de burocracias e de barreiras quase intransponíveis, organizasse uma ideia, buscasse os parceiros e colocasse no papel aquilo que sonhávamos: um novo estádio.

Anos depois, estar diante deste novo Caldeirão, faz relembrar as inúmeras reuniões. A construção do projeto, a busca pelo investidor, as discussões intermináveis na Comissão de Obras, o desafio do terreno ao lado do estádio. Tudo isso era motivo para desistir. Mas Perceu funcionava em uma batida diferente, em um compasso ilógico.

Gerenciar um projeto da magnitude do Novo Bento Freitas era algo impraticável para quem, além dessa missão dura, tinha sua vida pessoal e profissional fora do clube. Mas ele cumpriu com brilhantismo, com talento, com sabedoria.

Outros e anteriores planos o deram experiência para lidar com a torcida Xavante. A drenagem no gramado do Bento Freitas e a troca da tela do estádio eram projetos liderados pelo Cresce Xavante, associação que ele ajudou a fundar com tantos outros incansáveis rubro-negros que adquiriram tamanha sintonia lá no antigo Fórum Xavante.

Perceu pode, sim, ser considerado o retrato do torcedor Xavante. Não pelos seus traços físicos, mas pelo seu caráter, pela sua conduta, pela sua devoção ao clube que tanto amou. Dedicou horas, dias, meses, pelo Brasil.

Era uma presença única, cativante. Capaz de mobilizar um grupo de torcedores como ninguém. Seja para um churrasco antes do jogo, seja para reconstruir um estádio.

Raras eram as vezes que o víamos triste. O otimismo que o marcava era combustível, também, para motivar tantos outros rubro-negros. Certamente, deixou um legado que vai além das obras do Novo Bento Freitas ou dos investimentos feitos a partir de campanhas que fortaleciam ainda mais a união da Maior e Mais Fiel.

Ele seguirá sendo exemplo para muitos rubro-negros que fazem da sua paixão uma mola propulsora de ideias ousadas. Um grande Xavante nos deixou hoje, mas as suas ideias estarão presentes no coração apaixonado de cada rubro-negro. Obrigado, Perceu!

Texto oficial do Grêmio Esportivo Brasil

Comentários ()

Seções