Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

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“Tô Dentro IFSUL”: a tradução da juventude em conceito visual

14 fevereiro
15:47 2014
Alunos se divertem com crachá gigante (Foto: Elise Souza)

Alunos se divertem com crachá gigante (Foto: Elise Souza)

Para qualquer estudante, entrar no IFSul é motivo de comemoração. A partir dessa ideia, o slogan “Tô Dentro IFSUL” impulsionou a criação de uma identidade visual capaz de aproximar a instituição do público jovem. Concebido de forma despojada e utilizando uma linguagem descontraída, o novo projeto tem por objetivo deixar uma marca afetiva na memória dos novos alunos, ao serem recepcionados com atividades que chamam a atenção.

A ideia de ampliar a tradicional recepção para uma acolhida inovadora partiu da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) e foi abraçada pelo professor Vinicius Krüger da Costa, do curso de Comunicação Visual. Com o apoio da Coordenadoria de Design do câmpus Pelotas, o professor foi o responsável por traduzir o projeto que visa receber os novatos de maneira acolhedora e diferenciada, em um conceito visual.

A busca por referências visuais da juventude foi o ponto de partida para a criação. “Precisei buscar o conteúdo que agrada aos jovens, através de sites, blogs e na própria música. Apostei em uma tipografia urbana e na linguagem da tribo jovem, que são aspectos característicos dessa geração” diz o professor. A opção de utilizar apenas as cores da instituição no lugar da marca oficial, também foi adotada com o intuito de mostrar a escola de maneira descontraída.

Peça-chave da proposta, o crachá gigante, instalado logo na entrada principal, está carregado de significados. Para Vinicius, que além de professor é ex aluno do instituto, o crachá é o elemento que faz com que os estudantes se sintam parte da instituição. “Conversei com vários ex-alunos e todos me disseram a mesma coisa. O único sentimento que marca o fim da vida acadêmica de um aluno do IFSul é a devolução do crachá, porque apenas nesse momento percebemos o final de um ciclo. O crachá é a identidade do aluno do instituto federal”, conta o designer.

Professor Vinícius Costa fala sobre a marca do projeto (Foto: Elise Souza)

Professor Vinícius Costa fala sobre a marca do projeto (Foto: Elise Souza)

Maior aliada do evento, a internet tem contribuído para a propagação da ideia através das redes sociais. Seja pela possibilidade de compartilhar as fotos tiradas no crachazão, com o uso de uma hashtag ou até mesmo acompanhar a página criada no Facebook, a intenção é manter os estudantes sempre envolvidos.  O fundamental para o professor é não deixar a página sem utilidade em períodos que não há ingresso de alunos, transformando-a em um canal informal de comunicação com os estudantes.

Mesmo antes da conclusão da primeira edição do evento, Vinicius já cria expectativas para as próximas. Para ele, esta é apenas a semente de algo que tende crescer, e espera que toda a comunidade acadêmica receba os que estão chegando para fazer parte dessa história. “A minha expectativa é de que essa ideia evolua, que os próprios alunos se interessem em criar uma identidade visual para eles mesmos e que a cada semestre tenham mais ações dos cursos em conjunto com os estudantes, aí vai ser lindo” conclui.

Créditos: Elise Souza

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