Tocha Olímpica visita o Taekwondo
Encontro foi promovido pela Associação Pelotas na semana passada com a presença de jornalista que conduziu a Tocha na sua passagem pela Princesa do Sul
O Jornalista e diretor do Jornal Diário da Manhã, Hélio Freitag Júnior, que no dia 6 deste mês conduziu a Tocha Olímpica em sua passagem por Pelotas, foi recepcionado na semana passada no Centro de Treinamento Energym pelo professor e proprietário Eduardo Coutinho, mestre Paulo Gularte representante do Taekwondo, da Associação Pelotas Taekwondo Clube, alunos e seus familiares.
Durante a visita, Hélio Júnior reforçou a relevância da passagem da Tocha por Pelotas e da realização das Olimpíadas no Brasil: “A Chama Olímpica é um importante símbolo dos jogos, ela representa a paz, a união e a amizade. Disputar uma Olimpíada não é fácil. Todos nós sabemos da responsabilidade que é representar a nação brasileira num esporte olímpico”, registrou o jornalista.
Este ano, quatro atletas do Taekwondo Nacional podem dar alegrias ao Brasil. A lista oficial dos competidores conta com Maicon Siqueira, de São Paulo, que garantiu vaga na categoria acima de 80 kg ; Venilton Teixeira, do Amapá, ficou com a vaga para a categoria de 58 kg, foi bronze no mundial em 2015. Já no feminino, Iris Sing , categoria 49 kg, teve a vaga garantida nos Jogos por ser a melhor lutadora brasileira e recebe toda a responsabilidade na busca por medalha, além de Júlia Vasconcelos que é titular da seleção brasileira e garantiu vaga na categoria até 57 kg.
TAEKWONDO LOCAL
Em Pelotas, são realizadas aulas sob o comando do experiente mestre Paulo Gularte faixa preta 6º Dan, ex-atleta com vários títulos regionais, estaduais e nacionais (seleção gaúcha), que desenvolve um trabalho duplo voltado ao resgate do Taekwondo marcial tradicional no estilo Chang Moo Kwan e o Taekwondo competitivo.
“A ideia é desenvolver o projeto de forma cultural e educacional, com o objetivo de resgatar os costumes orientais e reforçar os treinamentos para as competições”, garante o mestre.
Participaram do encontro os alunos Rita de Andrade ,Louisiana Freitag ,Evelyn Marins ,Gabriel Gomes, Matheus Saldanha ,Gabriel Avila ,Matheus Rocha ,João Pedro Peter, Maria Luiza Zanini ,Pedro Peter e Cristian de Figueiredo.
TAEKWONDO EM JOGOS OLÍMPICOS
- Seul / Coréia do Sul – 1988
- Barcelona / Espanha – 1992
Como Esporte Oficial:
- Sydney / Austrália – 2000
- Atenas / Grécia – 2004
- Pequim / China – 2008
- Londres / Inglaterra – 2012
- Rio de Janeiro / Brasil – 2016