TOLERÂNCIA ZERO : Árbitros vão coibir reclamação
Dois representantes de cada um dos 16 clubes da primeira divisão gaúcha estarão se reunindo nesta quinta-feira, no plenário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, para ouvir as “orientações e procedimentos da técnica de arbitragem”. O objetivo é repassar aos clubes as normas básicas a serem adotadas pelos árbitros na disputa do Campeonato Gaúcho, que começa no fim de semana. A principal orientação é sobre o rigor no controle disciplinar, especialmente no que se refere à reclamação da arbitragem.
O árbitro Jean Pierre Lima revela que não haverá tolerância com as reclamações. “Não vamos tolerar reclamações, como dos técnicos, por exemplo”, disse. “Vamos ser bastante cobrados para coibir as reclamações”, completou. Não o há mudança significativa em relação aos campeonatos anteriores. Em 2015, vai ser permitida a presença do auxiliar-técnico no banco de reservas, o que era proibido no ano passado.
TESTE – Os 22 árbitros e os 32 assistentes integrantes do grupo A vão realizar nesta quarta-feira o teste físico – etapa necessária para estar em condições de trabalhar nos jogos do Gauchão. A atividade será realizada no final da tarde no CETE (Centro de Treinamento Esportivo do Estado), em Porto Alegre. Quem não for aprovado terá uma segunda chance no dia 2 de março.
Os árbitros e assistentes realizaram a pré-temporada nos dias 21 e 22 de janeiro, quando foram realizadas atividades práticas de campo e prova teórica.