TOUSSAINT : Prefeitura desocupa área verde
Área verde do Município, localizada no loteamento Toussaint, no bairro Três Vendas, que começou a ser ocupada indevidamente há cerca de um ano, teve o primeiro passo de desocupação na manhã de ontem.
A ação envolveu a participação das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), de Governo (SG) e de Segurança Pública (SSP), através do Grupo de Ação Rápida (GAR) da Guarda Municipal (GM).
Madeiramento e arames utilizados para cercas de demarcação de terrenos, assim como casebres abandonados, sem mobília ou morador, foram removidos pela equipe da SSUI, com duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro homens, sob a coordenação do diretor Gabriel Manske, seguindo orientação da Secretaria de Governo, representada pelo chefe de Gabinete Joaquim Freitas.
Três fiscais da SQA e dois da SGCMU expediram 24 notificações a moradores ou responsáveis por construções em andamento. A partir desta quinta-feira (18), corre o prazo de dez dias para que desocupem a área.
As ações contaram com a proteção de efetivo do GAR. Não houve incidentes. Assistente social e chefia de Departamento da SHRF acompanharam os procedimentos.
Daqui há dez dias, as secretarias envolvidas retornarão ao local. Os casos de permanência de ocupação indevida da área verde serão encaminhados à Procuradoria Geral do Município (PGM), para outros procedimentos.