Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Trabalhadores encaminham a greve no Pronto Socorro

07 janeiro
08:40 2014

Sindicato encaminha hoje aos gestores a decisão da assembleia desta segunda-feira(6) e aguarda o prazo legal para iniciar a paralisação; apenas uma nova proposta dos gestores poderá impedir a categoria de suspender o serviço na quinta-feira da próxima semana.

Pronto Socorro02

SERVIÇOS serão suspensos na próxima semana caso trabalhadores não tenham atendidas suas reivindicações

Salvo melhor juízo, a greve dos trabalhadores do Pronto Socorro Municipal de Pelotas tem data confirmada para começar: no dia 16 deste mês, ou seja, na quinta-feira da próxima semana. A decisão ocorreu na assembleia da categoria, realizada nesta segunda-feira na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde(SindiSaúde) de Pelotas. Na assembleia do dia 17 de dezembro eles já haviam votado o indicativo de greve.

Dentre outras reivindicações aos gestores, a que praticamente impulsionou os trabalhadores a decidirem pela suspensão dos serviços está ligada ao adicional de Pronto Socorro. A categoria reivindica R$ 350,00, agora; os gestores aceitam pagar o valor, mas parcelado em duas vezes: a primeira no segundo semestre deste ano; a segunda, no primeiro semestre de 2015.

No documento a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, hoje, o SindiSaúde informa que os trabalhadores querem receber a partir de março deste ano. Caso não lhes seja acenada a possibilidade de atendimento, dentro de 72 horas a contar da entrega do documento, a partir do primeiro dia útil subsequente – segunda-feira da próxima semana – a categoria contará mais 72 horas e iniciará a paralisação.

“Ainda há tempo para que a greve seja evitada, mas a decisão foi tomada pela assembleia, vamos seguir e cumprir os trâmites legais, e caso não haja uma manifestação dos gestores os trabalhadores irão paralisar”, garante Luciano Viegas, presidente do SindiSaúde.

Além do “adicional de Pronto Socorro”, os trabalhadores pedem também plano de saúde; melhorias na alimentação durante os plantões em domingos e feriados, e que seja implantada uma farmácia dentro do Pronto Socorro, a fim de evitar correrias em busca dos medicamentos, o que significa melhor atendimento e menos riscos aos usuários.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções