Diário da Manhã

terça, 14 de janeiro de 2025

Notícias

Trabalho de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional

26 julho
09:11 2018

Projeto E-MAIS da SMS, em parceria com a UFPel, foi classificado entre os 15 melhores no País

A Prefeitura de Pelotas comemora a notícia de mais uma premiação na área da Saúde. O projeto E-MAIS: Educação Permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde, desenvolvido pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) junto aos dentistas da rede municipal, recebeu o prêmio “Laboratório de Inovação em Educação na Saúde”.

A cerimônia de reconhecimento ocorreu, na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

CERIMÔNIA ocorreu ontem na Universidade Estadual do Rio de Janeiro

CERIMÔNIA ocorreu ontem na Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Na seleção do prêmio, iniciada no começo do ano, o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) avaliaram em três etapas os 251 trabalhos inscritos de todo o País. A iniciativa de Pelotas ganhou nota máxima em todos os quesitos avaliados.

Na primeira parte, realizada em Brasília no mês de março, 45 projetos foram convidados para uma apresentação oral; na segunda, 30 deles receberam a visita técnica dos avaliadores do MS e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES); por fim, 15 finalistas receberam o reconhecimento e servirão de exemplo para outras unidades de saúde do Brasil.

Além de Pelotas, outros 12 municípios brasileiros tiveram propostas premiadas: Maringá, Porto Alegre, Palmas, Botucatu, Tangará da Serra, Lages, Fortaleza, Florianópolis, Porto Seguro, João Pessoa, Belo Horizonte e Salvador.

O TRABALHO DE PELOTAS

Oficinas com os dentistas da rede municipal são promovidas desde 2012 nas unidades de saúde. Com os resultados observados, foi possível embasar o trabalho, construído em conjunto pelos cirurgiões dentistas da SMS, Leandro Thurow, Mariane Laroque, Letycia Gonçalves e Raquel Elias, em parceria com os professores de Saúde Bucal Coletiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tânia Bighetti e Eduardo de Castilhos.

“A principal finalidade é qualificar o atendimento do usuário e possibilitar que o profissional odontologista identifique o impacto de suas ações na população que atende”, esclareceu a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Letycia Gonçalves.

As práticas proporcionadas durante as reuniões estimulam a reflexão do dia a dia, a fim de detectar dificuldades e melhorar os serviços prestados à comunidade. São realizados três encontros anuais, com o objetivo de ouvir experiências e avaliar, ao final, os resultados alcançados.

Durante a solenidade, unidades da Série Técnica Navegador SUS foram distribuídos aos participantes. O livro apresenta os trabalhos reconhecidos pelo prêmio, com o relato dos resultados alcançados.

A PREMIAÇÃO

A premiação do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde foi criada em 2017, com a meta de conhecer experiências inovadoras que qualificam a formação dos profissionais de saúde. A distinção permite que os trabalhos premiados atuem como multiplicadores, tornando-se reconhecidos nacionalmente como exemplos positivos.

O Laboratório definiu três eixos temáticos para a inscrição dos projetos: Integração ensino-serviço-comunidade; Educação e práticas interprofissionais; e Gestão da política de educação permanente em saúde. Os programas deveriam seguir os critérios de institucionalidade, sustentabilidade, elementos da EPS – gestão, atenção, controle social e educação –, replicabilidade em outros contextos e caráter inovador.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções