Trabalho de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional
Projeto E-MAIS da SMS, em parceria com a UFPel, foi classificado entre os 15 melhores no País
A Prefeitura de Pelotas comemora a notícia de mais uma premiação na área da Saúde. O projeto E-MAIS: Educação Permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde, desenvolvido pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) junto aos dentistas da rede municipal, recebeu o prêmio “Laboratório de Inovação em Educação na Saúde”.
A cerimônia de reconhecimento ocorreu, na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Na seleção do prêmio, iniciada no começo do ano, o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) avaliaram em três etapas os 251 trabalhos inscritos de todo o País. A iniciativa de Pelotas ganhou nota máxima em todos os quesitos avaliados.
Na primeira parte, realizada em Brasília no mês de março, 45 projetos foram convidados para uma apresentação oral; na segunda, 30 deles receberam a visita técnica dos avaliadores do MS e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES); por fim, 15 finalistas receberam o reconhecimento e servirão de exemplo para outras unidades de saúde do Brasil.
Além de Pelotas, outros 12 municípios brasileiros tiveram propostas premiadas: Maringá, Porto Alegre, Palmas, Botucatu, Tangará da Serra, Lages, Fortaleza, Florianópolis, Porto Seguro, João Pessoa, Belo Horizonte e Salvador.
O TRABALHO DE PELOTAS
Oficinas com os dentistas da rede municipal são promovidas desde 2012 nas unidades de saúde. Com os resultados observados, foi possível embasar o trabalho, construído em conjunto pelos cirurgiões dentistas da SMS, Leandro Thurow, Mariane Laroque, Letycia Gonçalves e Raquel Elias, em parceria com os professores de Saúde Bucal Coletiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tânia Bighetti e Eduardo de Castilhos.
“A principal finalidade é qualificar o atendimento do usuário e possibilitar que o profissional odontologista identifique o impacto de suas ações na população que atende”, esclareceu a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Letycia Gonçalves.
As práticas proporcionadas durante as reuniões estimulam a reflexão do dia a dia, a fim de detectar dificuldades e melhorar os serviços prestados à comunidade. São realizados três encontros anuais, com o objetivo de ouvir experiências e avaliar, ao final, os resultados alcançados.
Durante a solenidade, unidades da Série Técnica Navegador SUS foram distribuídos aos participantes. O livro apresenta os trabalhos reconhecidos pelo prêmio, com o relato dos resultados alcançados.
A PREMIAÇÃO
A premiação do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde foi criada em 2017, com a meta de conhecer experiências inovadoras que qualificam a formação dos profissionais de saúde. A distinção permite que os trabalhos premiados atuem como multiplicadores, tornando-se reconhecidos nacionalmente como exemplos positivos.
O Laboratório definiu três eixos temáticos para a inscrição dos projetos: Integração ensino-serviço-comunidade; Educação e práticas interprofissionais; e Gestão da política de educação permanente em saúde. Os programas deveriam seguir os critérios de institucionalidade, sustentabilidade, elementos da EPS – gestão, atenção, controle social e educação –, replicabilidade em outros contextos e caráter inovador.