Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

TRANSPORTE COLETIVO : Ajuda financeira para empresas tem aprovação na Câmara

TRANSPORTE COLETIVO :  Ajuda financeira para empresas tem aprovação na Câmara
20 maio
09:54 2021

A Câmara Municipal aprovou nessa quarta-feira a proposta de subsídio para as empresas do transporte coletivo apresentada pela Prefeitura. O placar da votação foi de 17 votos favoráveis e duas abstenções. A liberação da ajuda é apontada como essencial para evitar o aumento da tarifa que atualmente é de R$ 4,00.

Conforme o texto aprovado o socorro deve ser mantido enquanto a cidade permanecer sob regime de calamidade pública em função da pandemia de Covid-19. Os cálculos da Prefeitura apontam para um repasse de R$ 180 mil neste primeiro mês. De acordo com o secretário de Governo, Fábio Machado o valor da ajuda vai variar conforme o volume de passageiros transportados e por isso não é possível elaborar uma estimativa de médio ou longo prazo. “Será o valor necessário para não ter aumento de tarifa”, afirma.

A exemplo da terça-feira o projeto voltou a pautar os debates entre a bancada governista e a oposição durante toda a sessão. No bloco de oposição, especialmente na bancada do PSOL o ponto central das discussões foi a derrubada das emendas apresentadas e que, na visão dos vereadores Jurandir Silva e Fernanda Miranda garantiriam maior poder de fiscalização do dinheiro repassado às empresas e a melhoria do serviço prestado à população.

“Entrei nessa discussão completamente convencido de que deveríamos aprovar por unanimidade esse projeto pois havia interesse da Prefeitura de debater, de melhorar o projeto. Estava convencido de dar o voto favorável. Só que existe a necessidade de debate e de incorporar ideias e também permitir um maior nível de fiscalização do sistema e do uso de recursos públicos. Mas nenhuma das sugestões foi incorporada e não me sinto confortável de votar a favor pela negativa do governo em aceitar qualquer contribuição feita à proposta”, declara Jurandir.

A contrariedade com a situação foi materializada na abstenção dos dois vereadores PSOL e de Cristina Oliveira (PDT) na votação do projeto.

O líder do governo Marcos Ferreira, Marcola (PTB) por sua vez, argumentou que votar contra o projeto seria prejudicar a população. “O que o governo estabeleceu é uma ajuda ao sistema de transporte coletivo, uma ajuda para toda a população. Nossa avaliação é a aprovação foi importante para que se possa manter a passagem no valor atual e garantir os empregos. Essa ajuda vai além das empresas do consórcio e envolve todas as empresas que precisam pagar vale-transporte para seus funcionários e poderão seguir pagando o mesmo valor”, afirma Marcola.

CONTRATOS – Durante a sessão dessa quarta-feira a Câmara também aprovou a Mensagem 021/2021 da Prefeitura que pedia permissão para fazer contratações emergenciais. Ao todo são 102 vagas que incluem médicos, motoristas de ambulâncias, telefonistas, operadores de máquinas, mecânicos, entre outras funções. Os contratos serão firmados por 12 meses com possibilidade de serem prorrogados por mais 12 meses.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções