Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

TRANSPORTE COLETIVO : Ônibus melhoram acesso para as pessoas com deficiência física

28 maio
11:18 2018

Motoristas e cobradores que trabalham nos ônibus do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) são orientados, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a permitir que cidadãos com algum tipo de dificuldade locomotora embarquem e desembarquem dos veículos pela mesma porta, sem a necessidade de passar pelas catracas.

Pessoas com deficiência física, grávidas ou aqueles que se recuperam de alguma fratura são algumas das beneficiárias que têm o deslocamento facilitado pela determinação em vigor há uma semana. A medida é comemorada pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e Alta Habilidade, no entanto a presidente da entidade, Brandina Oliveira Buttow, lembra que ainda é preciso conscientizar a população.

“No caso dos idosos, por exemplo, eles poderiam se deslocar até o fundo do ônibus porque, na maioria das vezes, há lugar. Mas muitos preferem ficar na frente, mesmo em pé, o que dificulta a entrada e a permanência dos deficientes”, analisou Brandina.

EMBARQUE e desembarque sem catraca  e pela mesma porta

EMBARQUE e desembarque sem catraca
e pela mesma porta

O representante da STT no Comitê Gestor da Pessoa com Deficiência – que envolve todas as secretarias municipais –, Cléo Cardozo, enfatiza que todos os que tiverem mais de 65 anos devem fazer os cartões junto à Prati. Assim, conseguem passar a catraca mantendo a gratuidade.

Michel Domingues Ribeiro é um dos usuários beneficiados. Ele nasceu com uma deficiência física e faz uso de muletas, por isso a medida facilita seu acesso aos ônibus. O atendimento dos funcionários do transporte é elogiado por Ribeiro:

“São todos sempre muito solícitos quando preciso de alguma ajuda.”

A comunidade pode fazer sugestões e reclamações sobre o funcionamento do transporte coletivo com a própria STT, através do telefone (53) 3227-5402, no ramal 28, e pelo e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções