Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRANSPORTE PÚBLICO : Comunidade quer retorno de linhas que foram mudadas

TRANSPORTE PÚBLICO : Comunidade quer retorno de linhas que foram mudadas
23 fevereiro
09:27 2017

Novos itinerários são discutidos na Câmara

Moradores do Navegantes, Balsa e demais regiões do Porto lotaram o plenário da Câmara Municipal, na noite de terça-feira.

O motivo foi a audiência pública proposta pelo vereador Marcus Cunha (PDT) para discutir as mudanças das linhas que atendem as comunidades, elaboradas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT). Os usuários do transporte coletivo pediram a volta das antigas linhas.

Cerca de 150 pessoas entre moradores e representantes de entidades relataram problemas surgidos com as novas rotas. “Tenho que caminhar sete quadras e atravessar da Balsa até o Anglo para ir e voltar do meu trabalho e, agora com o fim do horário de verão, é escuro e perigoso” explicou a diarista Izolda Vidal”. Já a professora Joice dos Reis, moradora do núcleo habitacional Cohabpel, disse que os horários do ônibus foram reduzidos e parte dos moradores ficam sem o serviço. “As novas linhas agora passam apenas em duas ruas da Cohabpel e pelo menos três quadras de blocos ficaram sem o ônibus. O que é muito complicado pra idosos e estudantes”.

PLENÁRIO ficou completamente lotado Foto : José Pacheco/Assessoria

PLENÁRIO ficou completamente lotado
Foto : José Pacheco/Assessoria

O vereador Éder Blank (PDT), que já havia feito uma sugestão para redefinir as linhas, reiterou: “Uma possibilidade seria transformar as linhas Navegantes e Benjamin em direita e esquerda. Já temos tantas outras neste formato como Bom Jesus, Interbairros, Laranjal e que funcionam muito bem”.

De acordo com Marcus Cunha, o encontro deixou claro que a comunidade não quer mudanças sem que antes haja uma consulta a quem realmente interessa, no caso os usuários. “As pessoas não querem nenhuma mudança de horário e itinerário sem que a comunidade seja ouvida. Querem fazer mudanças? Proponham as mudanças e ouçam a comunidade”, resumiu.

Depois de aproximadamente três horas de relatos, o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alan, explicou que fevereiro seria o mês de testes, análises e discussões sobre as novas linhas. “Com o sistema de consórcio, a STT passou a ter o controle sobre as linhas. Criamos esses itinerários na tentativa de diminuir o tempo de espera dos passageiros”, destacou, sem descartar a possibilidade de as rotas antigas serem retomadas.

Morador do bairro Navegantes, o vereador Reinaldo Elias (Belezinha) acredita que em março as mudanças sejam desfeitas. “Pelo que vimos aqui é unânime. Todos querem que siga como estava. Eu acho que a Secretaria vai entender essa situação e as linhas antigas serão retomadas”, projetou.

As novas linhas criadas Balsa/Centro, Anglo/Cohabpel e somente Navegantes, que começaram a vigorar desde o começo do mês, substituíram as antigas Cohabpel/Navegantes e Benjamin/Cohabpel. A linha rodoviária teve o itinerário alterado deixando de ir à região da Ceval, mas agora inclui a Cohabpel.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções