TRANSPORTE PÚBLICO : Mudanças já estão em vigor
Loja PraTi, na Av. Bento Gonçalves (Shopping Lobão) atendeu centenas de usuários na semana passada. Quem não se recadastrou pode comparecer para confeccionar o novo cartão
Desde a zero hora do domingo, já está implementado o novo sistema do transporte coletivo urbano de Pelotas. O contrato de licitação de concessão dos serviços, firmado entre o Município e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) passa a valer na sua integralidade.
As melhorias não atingem o preço da tarifa, que se mantém em R$ 3,05.Todos os 210 ônibus da frota urbana estão equipados com GPS e três câmeras de vídeo, dando maior segurança aos passageiros. Os carros circulam pelas mesmas linhas, nos mesmos percursos e horários que vinham sendo praticados, até ser identificada, via relatórios eletrônicos, a necessidade de ajustes.
O casal de namorados Franciele Cunha e Tierre Barros Lorenson embarcaram na primeira rota dentro do novo sistema. Com o cartão PraTi em mãos, Franciele falou sobre as expectativas antes de partir do terminal de ônibus do Fragata, na Marechal Floriano, em direção a sua casa: “eu acredito que a principal mudança sentida será poder circular em ônibus novos, bem cuidados, e não mais como esses que costumávamos até hoje pegar, antigos e danificados”.
Os cartões PraTi, que permitem a passagem na bilhetagem eletrônica, dão direito à integração tarifária. Isso significa que o usuário pode utilizar mais de uma linha para seu deslocamento, no espaço de uma hora entre uma e outra, em prosseguimento ao percurso desejado, pagando o valor de uma só passagem. O sistema de bilhetagem foi substituído pelo de reconhecimento facial do passageiro. É mais moderno, mais seguro e mais eficiente do que o antigo leitor digital.
Além disso, os usuários podem saber o tempo de espera de determinado ônibus. Com a implantação do aplicativo Cittamobi, compatível aos sistemas operacionais Android, Windows e IOS, torna-se possível localizar o ônibus e saber quanto tempo falta para que chegue a determinada parada.
A frota em circulação conta com sistema de acessibilidade em 75% dos ônibus. Neles, há elevador e local adequado para maior conforto do cadeirante.
O Poder Público garantiu a instalação, no decorrer dos últimos 18 meses, de 200 novos abrigos em paradas de ônibus do Centro e bairros, visando ao conforto do usuário durante o tempo de espera pelo coletivo. Além disso, vem sendo priorizada a infraestrutura viária (patrolamento, calçamento ou asfalto) das ruas por onde passa o transporte coletivo, também para beneficiar os passageiros com menores impactos.
No mês de agosto, todos os colaboradores (motoristas, cobradores, fiscais e outros) do CTCP passarão por curso de capacitação no Sest-Senat, com a finalidade de priorizar o bom atendimento oferecido ao usuário.
CARTÃO PRATI
A loja PraTi, localizada à avenida Bento Gonçalves, nº 3.384, no shopping Lobão, continuará aberta ao público no horário habitual, atendendo os usuários que não se recadastraram até domingo e novos passageiros que desejarem confeccionar um cartão PraTi. No site www.pratipelotas.com.br é possível gerar boleto para inserir créditos tarifários nos cartões PraTi.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informa que idosos com 65 anos ou mais, que não tenham feito o recadastramento do cartão, podem utilizar normalmente os ônibus, apresentando documento de identificação que comprove a sua idade.