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terça, 14 de maio de 2024

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TRANSPORTE PÚBLICO : Novo sistema completa uma semana

09 agosto
09:33 2016

Na primeira semana de funcionamento do novo sistema de ônibus, a prefeitura e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) dedicaram-se aos principais ajustes em situações que exigiram soluções urgentes, como o caso das linhas do Fragata, que eram atendidas pela Turf – a empresa encerrou as atividades no dia 30 de julho.

“Tudo está se encaixando. A primeira semana foi dedicada a correções de falhas do sistema e nesta seguem os ajustes nas integrações de algumas linhas e controle de lotação e de horários dos ônibus”, adianta o diretor de Transportes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), engenheiro Paulo Osório.

CONSÓRCIO e STT seguem com ajustes para melhorar a qualidade do serviço

CONSÓRCIO e STT seguem com ajustes para melhorar a qualidade do serviço

O responsável pelo CTCP, advogado Enoc Guimarães, salienta que as câmeras de vídeo dos ônibus já mostraram eficiência na primeira semana. “Gravamos as imagens do primeiro assalto a coletivo ocorrido no novo sistema. Domingo (07-08), dois assaltantes armados praticaram o ataque à gaveta do cobrador da linha Navegantes. Entregamos a gravação à Polícia, para identificação dos criminosos e providências.”

Guimarães informa que o CTCP presta atendimento exclusivo para migração de créditos do cartão antigo para o cartão PraTi de estudantes e vale-transporte, a fim de solucionar problemas que apareceram logo nos primeiros dias do novo sistema. Quanto ao aplicativo CittaMobi, que permite identificação do itinerário e do cálculo de tempo que determinado ônibus levará para chegar à parada desejada, o Consórcio realiza os ajustes finais nos GPSs e deve ativar em breve a ferramenta.

“A primeira semana transcorreu dentro das expectativas”, diz Guimarães. Ele conta que a procura por novos cartões, na sede do CTCP, à avenida Bento Gonçalves, nº 3.384, apresenta redução gradativa – diminuíram as filas registradas no final de julho e primeiros dias deste mês, que acabou exigindo dedicação integral e horários extras das equipes de atendimento ao público.

USUÁRIOS ELOGIAM NOVO SISTEMA

Rosana Castro Porto utiliza diariamente a linha Getúlio Vargas e conta que dias atrás pegou um que estragou no caminho e teve que aguardar pelo seguinte para continuar o trajeto. “Acho que os ônibus que não são novos deveriam passar por manutenção antes de sair para o trabalho”, sugere. Apesar do contratempo, Rosana disse que tudo melhorou no novo sistema: “os ônibus estão mais limpos e o atendimento e horários melhores”.

Iaslei Castro é passageiro assíduo dos ônibus que fazem trajeto pela avenida Fernando Osório. Na sua opinião, o novo sistema está muito bom. “Parece que a frota está mais rápida e, além disso, a limpeza nem se compara com a anterior”, afirmou.

O casal Francisco Carlos Moreira e Dalva, que reside na Vila Gotuzzo, no Fragata, notou bastante diferença. “Os ônibus estão mais limpos, e o atendimento está de primeira qualidade. Os equipamentos para identificação dos cartões funcionam perfeitamente e os horários melhoraram muito, estão mais regulares.”

Dos 210 veículos que integram o novo sistema, 110 são novos e com acessibilidade – 75% da frota agora está preparada para o transporte de cadeirantes. Os outros 100 são os ônibus mais novos entre os que atuavam nas antigas linhas. A licitação inédita no Município estabelece que a idade média dos veículos seja de seis anos e a máxima de dez. A STT informa que todos os veículos mais velhos passaram por vistoria e os que apresentavam problemas não foram colocados nas linhas.

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