TRANSPORTE : UFPel cadastra alunos para Passe Livre
A UFPel passará a realizar o cadastro do Passe Livre Estudantil na Zona Sul já para o segundo semestre deste ano. O Ato de Cooperação entre a Universidade e o Governo do Estado foi assinado quarta-feira, em Porto Alegre.
A Universidade foi representada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior.
O cadastro dos estudantes será feito pela equipe da Prae, que passará por capacitação na próxima semana para realizar o trabalho. Hoje, o cadastro é feito, à distância, pela União Estadual de Estudantes.
A expectativa do pró-reitor é que, com o cadastro sendo feito localmente na UFPel, o número de estudantes beneficiados passe dos atuais 400 para mais de mil. “Será mais uma opção para os alunos fazerem seu cadastro no sistema”, disse Mário Júnior.
QUAIS CIDADES
O sistema na Zona Sul atende a estudantes, no caso da UFPel, que tenham de se deslocar entre Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande e São José do Norte, em função das atividades acadêmicas na Universidade.
Conforme o pró-reitor, a ideia é iniciar o cadastro assim que o processo de matrículas para 2017/2 esteja concluído, pois o aluno tem de dispor do comprovante de matrícula para solicitar o benefício.
A abertura do processo de cadastro na UFPel e todas as informações necessárias serão divulgadas assim que tudo estiver definido.
COOPERAÇÃO
O documento de cooperação firmado com a Superintendência da Metroplan, assinado no Palácio Piratini, estabelece a mútua colaboração para coleta de documentação exigida com a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), UFPel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, para inserção de alunos no Sistema de Cadastro Online Simet.
QUEM PODE PEDIR
A lei é de 25 de setembro de 2013 e estabelece que os estudantes cadastrados que se enquadram nos critérios, renda per capita de 1,5 salário-mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra, tenham direito a dois passes livres estudantis para utilização em dias de aula, e em trechos pré-definidos no cadastro e que contemplem o percurso: município de origem (cidade onde mora) e município de destino (cidade onde estuda).