Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

TRANSPORTE URBANO : Consórcio entrega mais 35 ônibus ao novo sistema

27 julho
10:21 2016

Na manhã de ontem, e a quatro dias do início do novo sistema de transporte coletivo de Pelotas, 35 novos ônibus, de um total de 110, foram apresentados pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) ao Município.

Durante a entrega dos últimos veículos da frota que começará a circular no próximo dia 31, o prefeito Eduardo Leite afirmou que “o serviço de transporte coletivo passará a ser prestado com regras claras, estabelecidas por contrato. Exemplo disso é a idade da frota em circulação, o que exige uma grande renovação”.

Para servir os usuários de todas as linhas, o Consórcio levará às ruas, uma frota composta por 210 ônibus, dos quais 110 são zero quilômetro e os demais com uso inferior a dez anos, conforme a exigência do contrato de licitação. Além destes, 12 micro-ônibus também estarão circulando. Setenta e cinco por cento dos ônibus têm sistema de acessibilidade.

NOVA frota começará circular domingo, dia 31

NOVA frota começará circular domingo, dia 31

MELHORIAS

Durante a entrega dos veículos na manhã desta terça-feira, Eduardo lembrou ainda que Pelotas tem 400 quilômetros de vias não pavimentadas: “há muito a fazer ainda, porém a prioridade recai sobre as vias por onde passa o transporte coletivo”.

Para promover o incentivo ao uso do transporte coletivo pela população, o Município vem desenvolvendo uma série de ações que resultam, não só no estímulo ao usuário, mas também na economia de tempo para os percursos e para manutenção da frota.

Entre as medidas de apoio à circulação dos coletivos, estão as melhorias na infraestrutura da cidade, principalmente dos principais eixos: avenidas Duque de Caxias (Fragata), Domingos de Almeida (Areal) e as ruas General Osório e Marechal Deodoro, que contarão com corredor exclusivo para deslocamento dos ônibus.

Além da requalificação destas vias, consideradas eixos principais, as ruas de bairros, que são percursos dos coletivos, estão priorizadas para investimentos na infraestrutura de pavimentação. Na área da Balsa, por exemplo, as ruas Paulo Guilayn e Estrada do Engenho estão recebendo calçamento com blocos intertravados de concreto (tipo unistein), para que os usuários tenham maior conforto no trajeto de ônibus. Além disso, novos abrigos também fazem parte das melhorias.

Na zona norte, as ruas Santa Clara, São Luiz e avenida São Jorge receberam grandes intervenções. No Dunas, a pavimentação das ruas Três e 29 também está assegurada. No Simões Lopes, a Viscondessa da Graça integra o cronograma de melhorias e, para o Laranjal, está programada a pavimentação da avenida Espírito Santo, que aguarda agenciamento financeiro.

A Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) informa que o critério utilizado pelo Município para promover melhorias viárias está ligado ao alcance junto à população. Vias por onde passa o transporte coletivo têm maior fluxo de pessoas e, por isso, são priorizadas para realização de obras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções