Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

TRAUMATOLOGIA – Santa Casa deixa população sem o serviço

19 agosto
17:30 2014
Pacientes procuraram atendimento e encontraram desculpas para a falta de médicos

Pacientes procuraram atendimento e encontraram desculpas para a falta de médicos

Pacientes agendados e outros que buscaram atendimento na instituição ontem não foram atendidos por não haver profissionais disponíveis.

Traumatizados emocionalmente, na melhor definição da expressão. É assim que se sentiram pacientes que agendaram consultas ou a buscava no serviço de traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas na manhã desta terça-feira(19). Havia muita gente: homens, mulheres, crianças, com idades variadas.  Algumas pessoas com hora marcada, outras chegando à procura do serviço.  Mas ontem não havia serviços, melhor, não havia profissionais para prestá-los.

Às dores das fraturas ou lesões provocadas por eventos traumáticos diversos somavam-se dolorosas explicações e constatações: independentemente do problema de cada um, ninguém seria atendido. Funcionários da Santa Casa tentavam explicar, convencer os já “impacientes” portadores de necessidades médicas do motivo pelo qual teriam de voltar para casa sem o atendimento.

“Um dos médicos se demitiu; o outro está realizando procedimento cirúrgico”, informavam os funcionários para pessoas que esperavam atendimento desde por volta das 7h. Isso próximo das 14h.

A REPORTAGEM do Diário da Manhã tentou ouvir pessoas responsáveis pela gestão do serviço na instituição hospitalar. Fomos encaminhado via telefone à direção do Hospital, aos senhores Fábio e Falchi. A atendente, Catíuscia retornou informando que a eles não queriam falar sobre o assunto. Ficamos sem resposta, assim como a

traumatologia santa casa - alisson (2)

população ficou sem o serviço. Ou seja: faltou mais do que simplesmente uma explicação sobre o motivo dos transtornos à comunidade.

Na Secretaria Municipal de Saúde, conseguimos apurar que “existe um contrato entre a prefeitura de Pelotas e a Santa Casa, que contratualmente é responsável pela prestação do serviço de traumatologia à comunidade e deve dispor de médicos para atender as demandas nas 24 horas do dia”. Não foi o que aconteceu nesta terça-feira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções