Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

TRAVESSIA A NADO : A mais antiga prova de águas abertas

TRAVESSIA A NADO : A mais antiga prova de águas abertas
11 fevereiro
08:55 2016

A mais antiga prova do circuito de águas abertas do Brasil, somando 93 anos de história, a Travessia a Nado São José do Norte/Rio Grande, será realizada no dia 21 de fevereiro. A prova continua sendo referência pelas historias de superação e desafios ocorridos nas edições anteriores. O evento é organizado pela Secretaria de Município Turismo, Esportes e Lazer de Rio Grande (SMTEL) e conta com o apoio do 5º Distrito Naval, Clube de Regatas Rio Grande e Corpo de Bombeiros.

Em 1923 ocorreu a primeira edição do evento, com a vitória do nadador do Clube de Regatas Rio Grande, Tibúrcio de Barros Brigido. Entre a primeira edição, até 1963, foram disputadas 14 provas. Em 1995, graças ao empenho de Luiz Carlos Tarta (vencedor das edições de 1962 e 1963) e de Jaime Costa, a travessia voltou a ser disputada.

Segundo Francismar Siviero, nadador master do Grêmio Náutico União, “esta travessia é a maratona aquática mais emocionante e tradicional do Rio Grande do Sul, pois possui obstáculos que o nadador deve observar e respeitar. A distância de 3.561 metros é considerada média, porém exige do atleta uma resistência maior que a maioria das outras provas”.

Etapa é mais antiga prova do circuito de águas abertas do Brasil, somando 93 anos de história

Etapa é mais antiga prova do circuito de águas abertas do Brasil, somando 93 anos de história

A programação da 36ª Travessia São José do Norte/Rio Grande começará às 8h, na marcação dos atletas no Clube de Regatas de Rio Grande. O deslocamento dos participantes ocorrerá às 9h, quando serão conduzidos por uma barca pelo canal que separa a Lagoa dos Patos das águas do Oceano Atlântico, para a largada da prova, que está marcada para as 10h, no píer de São José do Norte.  Os atletas nadam em direção ao Clube de Regatas do Rio Grande, percorrendo um trajeto de aproximadamente 3.561 metros de distância entre os dois pontos em um trajeto cheio de obstáculos e desafios.

Atualmente, os detentores do recorde nesta disputa são os nadadores de águas abertas do Grêmio Náutico União, Fernando Ponte, no masculino, que em 2015 venceu a prova em 38m41 e Betina Lorscheitter, no feminino, com 42m56 As inscrições e as informações para o evento estão disponíveis no site http://www.acorrg.com.br.

Comentários ()

Seções