Três condenados fogem do presídio de Canguçu
Presos serraram as grades da cela 6 e conseguiram fugir às 3h25min da madrugada de ontem segundo registro das câmeras de monitoramento
Por volta das 3h25min de ontem, três apenados fugiram do Presídio Estadual de Canguçu. A Polícia faz buscas para capturar os foragidos: Estefano Rodrigues da Silva, Pedro Ricardo Cruz da Fonseca, “Lagarto” e Anderson de Moura Vergas.
Para fugirem, os três presidiários serraram as grades da cela 6. A fuga foi descoberta quando os agentes penitenciários foram fazer a conferência e identificaram que eles não estavam na cela.
Uma sindicância administrativa deve ser instaurada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários para apurar a fuga, registrada pelas câmeras de monitoramento.
Informações que possam ajudar na recaptura dos detentos podem ser dadas para Brigada Militar 190, Polícia 197 ou (53)32521105.
Brigada apreende pistola Bersa
A Brigada Militar da cidade de Canguçu efetuou a prisão de um cidadão, em via pública, por porte ilegal de arma de fogo.
O fato ocorreu no sábado, quando policiais militares estavam em patrulhamento ostensivo/preventivo e realizaram a abordagem de um veículo GM Ágile de cor preta, conduzido por um homem.
Durante a busca no veículo, localizaram uma pistola Bersa de calibre 22, municiada e alimentada com sete munições intactas. O acusado foi recolhido ao Presídio Estadual de Canguçu, depois de autuado em flagrante.
◘ Acidente
Uma carreta carregada de fertilizantes tombou na tarde de sábado, na BR-392. A saída de pista ocorreu no km 61, próximo à ponte sobre o Canal São Gonçalo, quando o motorista se deslocava no sentido Rio Grande/Pelotas. O motorista saiu ileso. Ecosul e Polícia Rodoviária Federal sinalizaram o local até a tarde de ontem, quando foi providenciada a remoção do veículo.
◘ Veículo
A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã de sexta-feira, na BR 293 em Bagé, um veículo roubado, que estava fora da pista, próximo ao posto da PRF. O Sandero estava caído num barranco, e foi abandonado pelo condutor. O automóvel, que estava com placas clonadas, tinha sido roubado em junho, em Porto Alegre. Foi removido a um depósito do Detran/RS.
◘ Curso/Pedestre
Escola Pública de Trânsito do Detran/RS oferece mais uma edição do Curso de Educação para Pedestre. Com início em 27 de agosto, a formação direcionada especialmente para professores do ensino fundamental é realizada integralmente à distância e tem duração de 20 horas, distribuída em cinco semanas.
“Assim como os condutores tem uma formação específica, os pedestres também precisam de orientações mínimas para utilizar o espaço público com mais segurança e consciência. E os professores têm a oportunidade de trabalhar essas questões em aula com seus alunos na idade em que começam a ganhar as ruas”, explica a coordenadora de ensino a distância do Detran, Adriana Reston.
Entre os temas abordados estão o papel do multiplicador; aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos; os cuidados para minimização dos riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.
Também são trabalhados a abordagem do tema na escola, as diretrizes nacionais de educação para o trânsito e alternativas didáticas adequadas às características do público infanto-juvenil.
Em dois anos em meio, o Detran/RS já realizou 20 edições desse curso, formando cerca de 400 professores multiplicadores. A formação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link da autarquia.
◘ Ambulância/assalto
Uma ambulância da Prefeitura de Rio Grande foi assaltada por cinco homens armados, na madrugada de sábado, por volta das 5h30min, quando fazia a remoção de um paciente para hemodiálise. O roubo ocorreu na Rua C, do Bairro Castelo Branco, local onde as vítimas foram ameaçadas de morte e obrigadas a entregar dinheiro e celulares.