Tribunal do Júri condena PM há 13 anos de prisão
Diego Weiduschadt, 31 anos, dirigia o automóvel na companhia de seu colega, também policial militar, Marcos Canez Lacerda autor dos disparos que matou o jovem Rodrigo da Silva Xavier (Chico) na madrugada do dia 18 de abril de 2013. A data do julgamento de Marcos Lacerda ainda não foi marcada.
Depois de mais de 15 horas de julgamento, o Conselho de Sentença integrado por três mulheres e quatro homens, condenou o policial militar Diego Weiduschadt, de 31 anos, acusado de ser coautor do assassinato do representante comercial Rodrigo da Silva Xavier, conhecido como “Xico”, ocorrido no Centro. O réu foi considerado culpado do homicídio duplamente qualificado, praticado por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena será de 13 anos em regime fechado. A sessão foi presidida pelo juiz Paulo Ivan Medeiros.
Diego foi o motorista do carro em que estava Marcos Canez Lacerda, também policial militar. Marcos desceu do carro e efetuou o disparo que matou Rodrigo.
Em um salão de júri lotado, por familiares e amigos da vítima e do réu, o clima era de apreensão pelo resultado. Antes do início do julgamento, houve passeata e protestos de familiares e amigos da vítima, em frente ao Foro, pedindo por justiça
Tendo iniciado às 9h30min de terça-feira, o julgamento se estendeu até a madrugada de ontem. Durante mais de quinze horas, os jurados ouviram depoimentos de testemunhas e do réu, e as versões de acusação, feita pelo promotor de Justiça José Olavo Passos, e pela defesa.
Por maioria de votos os jurados decidiram que Diego participou do homicídio, mas o absolveram da acusação de tentativa de homicídio a Murilo Fonseca de Albuquerque. A sentença foi lida pelo juiz às 0h30min, quando foi declarada a condenação de Diego.
CASO – No dia 18 de abril de 2013, os policiais militares Diego Weiduschadt e Marcos Canez Lacerda saiam de uma boate quando se envolveram em uma briga com outro grupo de pessoas.
Após saírem da confusão, os dois voltaram ao local de carro. Enquanto Diego dirigia o veículo, Marcos desceu do carro e matou “Xico”, por engano, acreditando ser ele um de seus agressores de momentos atrás.
Após o fato, a poucos metros dali, Marcos ainda teria efetuado um disparo contra Murilo Fonseca de Albuquerque, que realmente envolvido na confusão. A bala acabou não acertando a vítima.
O caso gerou comoção na cidade e imensa repercussão na região. A vítima tinha 24 anos e era formada em administração. O promotor de justiça José Olavo Passos, ofereceu a acusação contra Marcos e Diego, pelo homicídio de Rodrigo e tentativa de homicídio a Murilo. O julgamento de Marcos Canez Lacerda ainda não tem data marcada.