Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Tropa de elite da BM aniversaria hoje

15 maio
10:49 2014

Criado na data de 15 de maio de 1977, o Pelotão de Operações Especiais (ex-Pelotão de Choque) do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar ) completa 37 anos hoje. Integrado à 1ª Companhia de Policiamento comandada pelo capitão Rodrigo Bastos Alves, o POE é o grupamento com preparo técnico-profissional diferenciado, sendo a reserva técnica para ações rápidas e precisas, em Pelotas e Região.

O então Pelotão Especial foi criado com o objetivo de ser a força reserva e manobra do comandante da Unidade, a  qum é diretamente ligado. É a tropa de elite do 4º BPM. O grupamento tem especialização em técnicas que garantem a eficiência nas situações para as quais o efetivo é requisitado.

O nome do Pelotão, hoje comandado pelo tenente Volnei Santos dos Santos, traz explicito o objetivo maior de atuar em operações especiais que exijam tática, preparo, destreza, ação rápida e precisão.

Atualmente, o POE vem sendo utilizado de maneira a suprir as deficiências do policiamento nos bairros e vilas de Pelotas, bem como em operações em ônibus, mototáxis e táxis, visando desarmar, coibir o tráfico de entorpecentes, e a incidência de furtos e roubos, através da presença ostensiva do policial militar.

O POE também atua em toda a área de responsabilidade do 4ºBPM e do CRPO/SUL (Comando Regional de Policia Ostensiva Sul). Sua missão é de atuar em eventos de praças desportivas. Também em rebeliões, motins, fugas, bem como, revistas gerais nos presídios da Região. Ainda de atuar nos distúrbios civis e operações de controle de tumulto.

POE é utilizado em missões especiais  Foto: Divulgação/DM

POE é utilizado em missões especiais
Foto: Divulgação/DM

Coletes e capacetes balísticos, metralhadoras especiais, fuzis, rádio portáteis, escudos e granadas químicas, de efeito moral e gás lacrimogêneo, são algumas das armas e equipamentos necessários ao desempenho das tarefas do grupo.

Semanalmente os integrantes do POE são treinados para estarem habilitados ao desempenho das atividades de linha e para as demais missões que recebem, como as de utilização de agentes químicos quando necessário, técnicas de abordagens, entrada em recintos fechados e em locais de difícil acesso, controle de tumulto, ocorrências onde haja reféns e outras onde necessite um maior risco de vida do policial, colocando a prova, o juramento feito no ingresso às fileiras da Brigada militar, na parte que diz: “mesmo com o risco da própria vida”.

Os atuais componentes do Pelotão de Operações Especiais, tropa de confiança do comandante do Batalhão, têm a obrigação de honrar e dar continuidade a todos os compromissos assumidos pelos antigos componentes do Pelotão Especial, Pelotão de Choque e POE, pois estes antigos policiais ajudaram a construir a história do 4º BPM, de 1977 até hoje. História esta alicerçada e bem escrita por todas as missões cumpridas, em toda a parte do Estado, pelos integrantes desta fração especial.

Comentários ()

Seções