Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Trote Solidário do SIMERS reúne calouros de Medicina da UFPel em Pelotas

Trote Solidário do SIMERS reúne calouros de Medicina da UFPel em Pelotas
08 maio
09:07 2017

Na última sexta-feira (5) os novos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram do Trote Solidário, com a doação de sangue nos bancos da Santa Casa de Misericórdia e Hemopel. No sábado (6) a ação consiste na doação de alimentos junto aos supermercados Peruzzo. Cerca de 60 alunos realizaram a inscrição para participar da iniciativa, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-SIMERS) e a cidade de Pelotas encerra a primeira edição da campanha, no ano de 2017.

O diretor do NAS, Lourenço Fleck, esteve em Pelotas e destacou os benefícios do evento. “O que a gente mais nota nos últimos anos é o entusiasmo cada vez maior dos alunos que ingressam no curso de Medicina. Eles decidem participar logo que ficam sabendo da campanha e ainda estimulam a comunidade a colaborar”, disse. A coordenadora dos calouros da UFPel, Jessica Souza da Silva, 20, da comissão organizadora do Trote Solidário, ressaltou a importância da ação do NAS-SIMERS. “Como aluna do segundo semestre eu já havia participado da edição anterior do Trote Solidário. Eu sou doadora desde os 16 anos de idade e isso é muito válido. A gente tem que incentivar para se tornar um hábito e não doar somente quando algum amigo ou parente necessita. O pessoal que tá entrando agora no curso deve iniciar essa prática que não dói, não custa nada e ajuda muita gente. Já vimos tanta prática de trotes maléficos, mas escolhemos fazer o bem para a sociedade”, afirmou.

O bixo da Medicina, Fabio Diniz Fideles Moreira, 21, natural de São Paulo, já é doador de sangue e durante o Trote Solidário decidiu fazer o cadastro como doador de medula óssea. “Já sou doador de sangue e agora oficializei a vontade de ser doador de medula. Gostei muito da ideia do trote como um todo, normalmente se vê um tipo de trote mais violento e acho muito válido resgatar a integração dos alunos de um jeito bem saudável”. Para Bárbara Nunes, 18, natural de Pelotas, a ação do NAS-SIMERS oficializou a sua vontade. “Eu sempre quis ser doadora de sangue e ajudar a quem precisa e agora com a entrada na universidade eu realizei um sonho e vou continuar como doadora e incentivar meus amigos e parentes”, concluiu.

No sábado, a doação de alimentos será concentrada nos supermercados Peruzzo (Praça 20 de Setembro, 849 e avenida Adolfo Fetter, 1.380) das 9h às 18h. Os alunos estão identificados com camisetas vermelhas do Trote Solidário. Os produtos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos do município.

UCPel

Nos dias 7 e 8 de abril, o Trote Solidário foi realizado com os alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Cerca de cem alunos participaram da atividade, que alcançou a doação de quase três toneladas de alimentos não perecíveis. O Banco de Alimentos do município foi o beneficiado com a campanha.

Primeiro Semestre

A primeira etapa do Trote Solidário deste ano reuniu estudantes de Medicina de 14 universidades de oito cidades do RS. Na edição de 2016, o projeto resultou na arrecadação de 832 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 3,3 mil pessoas (cada doação pode salvar até quatro vidas) e 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados ao Banco de Alimentos do RS.

Promovida desde 2008, a ação do NAS-SIMERS é uma parceria com turmas de veteranos das faculdades de Medicina e se tornou a maior iniciativa de recepção aos alunos que ingressam em universidades do Estado. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e em 2014 conquistou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções