Turfe : Princesa do Sul pode subir de nível
Enquanto finaliza os preparativos para o 81º Grande Prêmio Princesa do Sul – marcado para o próximo final de semana -, a direção do Jockey Club de Pelotas já pensa na edição de 2019 que poderá subir de nível e passar a ser classificada como uma listed race, ou seja, uma prova graduada na qual, entre outras coisas, será obrigatório pagamento de uma premiação mínima e deverá ter a participação de animais melhor rating (classificação).
Na semana passada a diretoria do Jockey Club encaminhou Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida (ABCPCC) – entidade responsável pelos registros e graduações de animais e provas de turfe no país – toda a documentação necessária para abrir um estudo sobre a possibilidade de graduar o Princesa do Sul. “Essa graduação irá qualificar o GP Princesa do Sul que, entre outras coisas terá exame antidoping obrigatório, peso de tabela e outras exigências que ajudarão a melhorar o nível dos animais inscritos”, avalia o vice-presidente da Comissão de Corridas, Juares Duarte.
Atualmente, o Princesa do Sul é considerada uma prova regional, mas ao passar a ser listada pelo Stud Book ganhará automaticamente o status de prova nacional. “A adoção de critérios objetivos para formação das turmas tornará a prova muito mais equilibrada e acreditamos que será um fator de atração para proprietários do eixo Rio-São Paulo”, analisa Leonardo Bonow Krause, membro da Comissão de Corridas.
TUDO QUASE PRONTO
Se os olhos estão voltados para o futuro, os pés dos diretores da entidade estão bem fincados no presente quando se finalizam os preparativos para o maior evento do calendário turfístico do sul do Estado: a 81ª edição do GP Princesa do Sul.
No final da semana foi liberada a formação da prova que terá os dez boxes ocupados e, ainda, três animais suplentes. Os inscritos para a grande prova do domingo são: Let Me Free (campeão do GP Princesa do Sul de 2017), Dream Demon, Xabu, Felicíssimo, Laimak Secret, Big Stick, Regal Dionysus, Energia Honest, Grenadier (vencedor GP Cidade do Rio Grande) e Iceman Comet (vencedor do GP Rainha da Fronteira). No banco de reservas ficaram Energia Indigo, Bolt da Lagoa e Indiano Mestre, que só participarão da prova caso algum dos outros animais desista.
Até quarta-feira deverá ser liberado o programa oficial do festiva de corridas que começa no sábado, a partir das 14h, e segue no domingo à tarde. Para os apostadores, a grande atração será o prêmio da modalidade tríplice dupla que segue acumulado e já tem garantia de prêmio de R$ 6 mil para quem acertar os dois primeiros colocados nas três últimas corridas do domingo. “A depender do volume de apostas o total pago ao vencedor poderá ser bem maior”, comenta Duarte.