Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

Turuçu decreta situação de emergência por causa da estiagem

Turuçu decreta situação de emergência por causa da estiagem
10 março
14:43 2020

A prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, assinou na tarde da última segunda-feira (9) o Decreto que estabelece Situação de Emergência no município, devido à estiagem que atinge a região há pelo menos três meses. Em fevereiro, mês mais crítico até agora, choveu menos de um terço da média histórica. O arroio que abastece a cidade está bem abaixo do nível normal.

Seca TuruçuNas lavouras, as principais culturas afetadas são milho, soja, arroz, tabaco e pimenta. Prejuízo também na produção leiteira e pecuária de corte, devido a perda na qualidade das pastagens. Na colônia, a situação é grave. Falta água para o consumo humano e animal. A Secretaria Municipal de Agricultura está levando água no caminhão pipa para 20 famílias, há mais de um mês e também realizada trabalho de limpeza em fontes de água. Poços artesianos estão secos, assim como córregos, açudes e sangas.

Segundo laudo feito pela equipe técnica do escritório municipal da Emater/RS-ASCAR de Turuçu, até agora a cultura mais afetada é a da soja, registrando uma perda de 35% nas lavouras, o que representa um prejuízo de mais de R$8 milhões. O milho já registra quebra de 30% na produção.  No fumo a perda é de 20%, devido a queda na qualidade da produção. Na pecuária de corte e produção leiteira, a quebra é de 20%.

O executivo municipal está reunindo a documentação necessária para a comprovação das consequências da estiagem para enviar ao governo do estado e aguarda homologação a fim de receber o repasse financeiro para tentar diminuir os prejuízos com a falta de chuva.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções