Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Ubais prestam 3,6 mil atendimentos em Pelotas desde o início do novo sistema

Ubais prestam 3,6 mil atendimentos em Pelotas desde o início do novo sistema
13 dezembro
19:01 2023

Em outubro, a Prefeitura reorganizou o funcionamento da rede e ampliou para três o número de Ubais

Desde que o município reorganizou os formatos de demanda da rede de Atenção Primária de saúde e implantou a terceira Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai), em 16 de outubro, essas Unidades já realizaram, somadas, 3,6 mil atendimentos. As Ubais funcionam das 18h até a meia-noite e atendem pacientes de casos agudos que não conseguem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o dia.

Para a diretora de Atenção Primária, Greice Matos, os números refletem a importância das Ubais para a população. “O atendimento nas Ubais tem sido importante, pois, agora, podemos atender demandas agudas de pacientes que não conseguem ir às Unidades Básicas durante o dia, contemplando maior número de pessoas,” afirma.

As três Ubais em funcionamento, atualmente, são Lindoia, Navegantes e Fraget. Desde outubro, a Unidade Navegantes foi a que registrou maior volume de atendimentos, com 1,3 mil pacientes e a média diária de 50 pacientes. Na Ubai Lindoia, foram 1,1 mil atendimentos com média de 30 por dia. A mais nova Unidade, Fraget, atendeu até 1º de dezembro, o total de 1,1 mil pessoas, perfazendo a média de 30 pacientes por dia.

Dentre o perfil dos pacientes atendidos, destacam-se os casos relacionados a sintomas gripais, gastrointestinais, dores agudas e crises hipertensivas.

O horário de funcionamento das Ubais faz parte da reorganização no setor de atendimento do programa Acolhe Bem nas UBSs, em que os pacientes agudos são atendidos nas Unidades Básicas no turno da manhã, enquanto, à tarde, são desenvolvidos programas de prevenção, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e organização de atendimentos coletivos. Os casos de urgência e emergência devem ser dirigidos à UPA Areal ou Pronto Socorro.

A reorganização faz parte do processo de qualificação da Atenção Primária desde abril de 2022, e está inserida no projeto de expansão dos conceitos da Rede Bem Cuidar, com essa nova fase articulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando organizar melhor o atendimento à população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções