Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

UBS disponibilizam teleatendimento por áudio, vídeo e mensagens de texto

18 maio
09:40 2020

As seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) disponibilizaram, a partir desta semana, o serviço de teleatendimento por áudio, vídeo e mensagens de texto. Os novos smartphones foram adquiridos pela instituição de ensino com o intuito de evitar que a população deixe o isolamento social para realizar consultas presenciais.

Celulares foram adquiridos pela UCPel com o intuito de evitar que a população compareça às unidades

Celulares foram adquiridos pela UCPel com o intuito de evitar que a população compareça às unidades

Cada um dos atendimentos via telemedicina está sendo cadastrado em um instrumento de coleta de dados, preenchido eletronicamente pelos doutorandos e preceptores que atuam nas UBS. “A gente consegue, assim, monitorar a quantidade de consultas, as principais demandas, os tipos de atendimentos e, um dos critérios mais importantes, que é o grau de resolução dessas demandas”, explica o médico do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, Tiago Maas.

Os dados preliminares comprovam que mais de 70% dos atendimentos foram resolvidos através de orientações via celular. Apenas 16,7% necessitaram que o paciente comparecesse à UBS. Desta forma, o resultado tem sido considerado favorável, tanto para os profissionais da saúde quanto para a população que necessita do serviço. A prática on-line ocorre mediante autorização excepcional do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ao vivo com o paciente

Uma das vantagens do smartphone é a possibilidade de o próprio médico entrar em contato com o paciente, uma vez que aparelhos permitem a realização de chamadas, diferente do telefone fixo das unidades que apenas recebem ligações. Tal acompanhamento médico apresenta-se disponível para todas as situações, não apenas para os casos de sintomas de Covid-19.

O coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, professor Cayo Lopes, incentiva a utilização de videochamada, uma vez que é possível identificar o paciente e obter mais informações sobre sinais que possam estar visíveis. Esta experiência foi realizada pela acadêmica do sexto ano de Medicina da UCPel, Alice de Oliveira, que utilizou pela primeira vez através do teleatendimento. “Espero também poder usar a ferramenta depois que passar a pandemia”, almeja.

Contato de cada UBS

  • UBS Areal: 98147-1580
  • UBS Sanga Funda: 98147-1436
  • UBS Fatima: 98147-1558
  • UBS União de Bairros: 98147-0833
  • UBS CAIC-Pestano: 98147-0482
  • UBS Py Crespo: 98147-1552

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções