Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UCPel estuda firmar parceria institucional com Memorial Theatro Sete de Abril

25 junho
14:27 2014

Na tarde desta terça-feira (24), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, recebeu em seu gabinete a representante do Memorial Theatro Sete de Abril, Valesca Ataídes. A visita foi basicamente uma troca de ideias que deve dar origem a um convênio entre a Universidade e o Theatro, com foco na digitalização do material que compõe o acervo do Memorial.

José Carlos Bachettini Júnior, reitor da UCPel, durante reunião com  a representante do Memorial Theatro Sete de Abril, Valesca Ataídes

José Carlos Bachettini Júnior, reitor da UCPel, durante reunião com
a representante do Memorial Theatro Sete de Abril, Valesca Ataídes

O reitor da Católica manifestou interesse na proposta e comentou que pretende encaixar a docência e os estágios dos alunos na parceria, de forma a abrir espaço para um campo de trabalho e pesquisa que pode, inclusive, originar um projeto de extensão.

Segundo Valesca, ainda não existem dados exatos a respeito do volume que o Memorial do Theatro possui. “Mas, há um considerável número de cartazes e materiais raros, principalmente dos anos 1980 e 1990, quando Pelotas sediou muitos festivais de teatro importantes”, disse. O material, que já está sendo organizado com a ajuda de uma bibliotecária, tem muita história interessante e curiosa para contar. Uma delas envolve a atriz Marília Pêra que, há 17 anos, quando completava meio século de atuação nos palcos, procurou a equipe do Sete de Abril para checar se o Memorial tinha algum documento que comprovasse seus 50 anos de carreira. E tinha. Foi encontrado um antigo ingresso para uma peça teatral com a frase “Participação especial da menina Marília Pêra”. “Mandamos a cópia do ingresso para ela e hoje ela consegue provar que realmente atua desde aquela época”, disse Valesca. “São materiais muito valiosos”.

Em breve, a organização do Theatro Sete de Abril deve encaminhar à UCPel um protocolo de intenções para formalizar o projeto e celebrar o contrato institucional.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções