UCPEL : Fórum debaterá sobre o sistema prisional
Hoje, no auditório Dom Antônio Zattera, acontecerá o II Fórum Prisão, Universidade, Comunidade: Presídio Regional de Pelotas (PRP). A realização é do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Conforme divulgação, a “atividade é voltada para instigar o protagonismo da população acerca das questões relacionadas ao Sistema Prisional de Pelotas”. O evento é gratuito.
PRIMEIRA edição do Fórum ocorreu há um ano. Na ocasião, houve deliberação por melhores instalações, em especial com a edificação de novo presídio. Além disso, também ações para o apoio a egressos do sistema prisional, espaço eminentemente feminino, e iniciativas nas áreas de educação e saúde, bem como atenção a idosos e LGBTs. Outra deliberação do Fórum em 2018, foi a parceria com o Pacto pela Paz, para desenvolver programa destinado a evitar a “primeira entrada na prisão”.
PROGRAMAÇÃO – Abertura ocorrerá às 8h30min. Na sequência, às 9h, será realizada a primeira mesa. Como tema “O Presídio Regional de Pelotas um ano depois do 1º Fórum”. Convidados: mestre Samuel Malafaia Rivero (Observatório do Sistema Prisional da Zona Sul do RS/GITEP/UCPel). Dr. Marcelo Malizia Cabral (Vara de Execução Criminal Regional); delegado Mateus Schwartz dos Anjos (5ª Delegacia Penitenciária Regional); diretor Giuliano Aldarez Nogueira (Presídio Regional de Pelotas/PRP).
PROTAGONISMO – Às 11h será realizada a segunda mesa do Fórum. Como pauta “Protagonismo municipal na questão penitenciária”. Participações do professor Luiz Antonio Bogo Chies (Observatório do Sistema Prisional da Zona Sul do RS/GITEP/UCPel), Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas, representante da Prefeitura, vereador Marcos “Marcola” Ferreira (Câmara Municipal).
GRUPOS temáticos terão início às 14h. As discussões serão: GT 1 Serviços Penitenciários; GT 2 Trabalho Prisional; GT 3 Saúde no sistema prisional; GT 4 Estudo e remição por leitura; GT 5 Cidadania e familiares; GT 6 Minorias e egressos; GT 7 Estrutura dos serviços penais em Pelotas.
ENCERRAMENTO – Às 17h, terceira mesa “Comunidade: como eu vejo o Presídio Regional de Pelotas”. As manifestações serão de representantes da sociedade. Às 18h, encerramento com a leitura da Carta do 2º Fórum Prisão, Universidade e Comunidade: o Presídio Regional de Pelotas.