Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

UCPel promove ações sobre o mês dedicado à amamentação

UCPel promove ações sobre o mês dedicado à amamentação
04 agosto
09:11 2021

De 5 a 31 de agosto, atividades on-line abertas à população

Como já ocorre tradicionalmente na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o mês de agosto será reservado para realização de uma programação especial voltada ao incentivo do aleitamento materno. Nesta edição, as atividades do Agosto Dourado contarão com lives, curso destinado a dentistas do município e campanha para arrecadação de enxovais de bebês.

Seguindo o tema da campanha nacional deste ano, “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, as lives, nos dias 5, 19 e 31 de agosto, às 19h30, pelo Instagram do @aconchegopelotas, vão tratar sobre a importância de todos os espaços existentes estarem preparados para favorecer a amamentação dos bebês.

Conforme a coordenadora do Programa Atenção Materno Infantil nos Serviços de Saúde da UCPel, professora Luísa Jardim, um dos destaques será a live do dia 31. “Vamos apresentar um projeto de vivência acadêmica, desenvolvido pela professora Lúcia Grigoletti, sobre o estímulo à amamentação em espaços públicos”, conta.

Ainda na programação do Agosto Dourado haverá a realização de um curso on-line para dentistas do município. O tema da qualificação será diagnóstico e abordagens dos freios orais, disfunção que pode dificultar a amamentação.

ARRECADAÇÃO DE ITENS PARA ENXOVAL DE BEBÊS

Para auxiliar gestantes em situação de vulnerabilidade social, haverá a arrecadação de itens para enxoval de bebês de até três anos de idade. Itens como roupas infantis, fraldas, cobertores e produtos de higiene serão recebidos. “Não iremos receber mamadeiras, chupetas, bicos e outros itens que não estimulem a amamentação”, ressalta a professora Luísa.

As doações podem ser feitas no Seminário São Francisco de Paula, localizado na Av Dom Joaquim, 1458. Através do Instagram do Projeto Aconchego, é possível combinar outras formas de entrega. Os itens arrecadados serão doados para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social.

A programação do Agosto Dourado é realizada pelo Programa Atenção Materno Infantil nos Serviços de Saúde da UCPel, composto pelos projetos Aconchego e Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida. O Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital também participa da organização do evento. As lives do Agosto Dourado são abertas a todos os interessados, com certificação aos participantes.

PROGRAMAÇÃO: 

Live 1: 05/08 – 19h30

Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos

A live tratará de como o aleitamento materno precisa ser pensado de forma integral e a importância de todos os espaços estarem preparados para favorecer a amamentação, sejam eles públicos ou privados.

Live 2: 19/08 – 19h30

A importância da Hora de Ouro (Golden Hour) para o estabelecimento da amamentação. Direito da gestante e do recém nascido no pós-parto.

Live 3: 31/08 – 19h30

Projeto de estímulo à amamentação

A live apresentará o trabalho realizado pelo projeto da professora Lúcia Grigoletti sobre o estímulo à amamentação em espaços públicos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções