Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UCPEL : Residência Multiprofissional na área da Saúde é aprovada

UCPEL : Residência Multiprofissional na área da Saúde é aprovada
23 dezembro
09:43 2013

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ofertará, a partir do primeiro semestre letivo de 2014, quatro vagas para Residência Multiprofissional voltada para a atenção à saúde do idoso.

O novo curso de Pós-Graduação Lato Sensu, vinculado ao Centro de Ciências da Vida e da Saúde (CCVS) e recentemente aprovado pelos Ministérios da Saúde e Educação, será voltado para graduados dos cursos de Farmácia, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia.

O projeto de Residência Multiprofissional desenvolvido pela UCPel atende a proposta lançada pelo Ministério da Saúde, que busca trabalhar a interdisciplinaridade com o objetivo de formar equipes de saúde básica em Geriatria composta por diferentes profissionais da área. “A escolha pela atenção à saúde do idoso se deu pela necessidade de atender demanda de Saúde dessa população, tendo em vista que ela não se restringe ao controle e prevenção de agravos, mas é também caracterizada pela inter-relação dos fatores determinantes das condições de vida e saúde”, explica a coordenadora da nova residência, professora Cristiane Moraes.

Segundo a docente, a criação do novo programa também se justifica pela importância de integrar diferentes saberes e práticas vinculadas à política de saúde do idoso. “A implementação destas estratégias nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) asseguram uma atenção integral, acesso universal e igualitário pela articulação de ações para a promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde dos idosos”, afirma.

Atendimento é realizado no campo saúde - Foto: Wilson Lima

Atendimento é realizado no campo saúde – Foto: Wilson Lima

A COORDENADORA do CCVS, professora Moema Chatkin, comemorou a aprovação de mais uma residência médica, que vem somar ao know-how da UCPel. Atualmente a Instituição possui seis cursos de graduação na área da saúde, sete programas de residência médica e dois mestrados e um doutorado. “Ter uma residência voltada para a atenção à saúde do idoso atende a demanda dessa população, que hoje chega a 24% em nosso município”, diz.

As atividades da nova residência serão realizadas no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pestano, Py Crespo, Fátima e União de Bairros, bem como no Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-Escola). O edital de seleção será lançado ainda no primeiro semestre letivo de 2014 e ofertará uma vaga para cada área que integra a residência.

AMBULATÓRIO

No início do semestre, a UCPel colocou em funcionamento um novo espaço voltado para oferecer atendimento completo à saúde do idoso. O Ambulatório Multidisciplinar da Saúde do Idoso tem como principal objetivo promover um envelhecimento bem-sucedido, sem sequelas e que garanta qualidade de vida e independência ao idoso.

Um dos grandes diferenciais do atendimento, que funciona através do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, é a ampla avaliação oferecida ao paciente. Além das questões relacionadas à saúde geral também é realizado um atendimento mais abrangente, levando em conta questões ligadas à memória, às emoções, aos riscos de demência e de queda, força muscular, mobilidade, independência e capacidade funcional. A proposta do espaço é proporcionar um atendimento humanizado, onde o paciente é olhado em sua totalidade, ouvindo, compreendendo, acolhendo e considerando as opiniões, queixas e necessidades de cada idoso.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções