Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

UFPel alerta para e-mail falso com vagas de trabalho

UFPel alerta para e-mail falso com vagas de trabalho
22 setembro
10:07 2021

Um e-mail com o título “Trabalho Temporário”, tem sido enviado a pessoas do meio acadêmico oferecendo vagas para prestação de serviços em concursos e vestibulares. A mensagem indica que as pessoas que manifestarem interesse serão contratadas imediatamente, mas, para isso, solicita o depósito de R$ 200,00 para uma conta particular. O e-mail utiliza o nome de professores da UFPel e FURG, a partir de endereços falsos de e-mail.

Todos os dias, os usuários da UFPel, assim como de outras Instituições, recebem dezenas de mensagens contendo “iscas”, tais como “atualize sua conta”, “aumente seu espaço”, “caixa de e-mail lotada”, e etc. Apesar de simples, esta é uma das principais ameaças atualmente.

Além de fraudes financeiras como a relatada anteriormente, usuários desatentos acabam caindo nas armadilhas e repassando seus dados confidenciais a terceiros. Como consequência, as contas de e-mail são comprometidas, violando a privacidade dos dados nela armazenados e possibilitando a disseminação de outros ataques a partir desta conta.

Caso receba e-mails como estes, ou esteja em dúvida quanto a sua veracidade, entre em contato com a Equipe de Tratamento de Incidentes (ETIR) através do e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções