UFPel autoriza licitação da nova Casa dos Estudantes
Na tarde da última sexta-feira (10), o reitor Mauro Del Pino autorizou o lançamento do processo licitatório do projeto executivo do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante.
O processo desenvolvido pelos técnicos da Pró-Reitoria de Planejamento passou pela análise da Procuradoria Jurídica e teve parecer favorável. Após, foi encaminhado para a Pró-Reitoria Administrativa que em audiência com o reitor autorizou o lançamento do certame. A publicação do edital será realizada no Diário Oficial da União e na imprensa. De acordo com o cronograma estabelecido no Aviso de Licitação, a abertura das propostas será no dia 26 de novembro de 2014.
Segundo o reitor Mauro Del Pino, atender uma reivindicação histórica da comunidade acadêmica e implementar uma das principais propostas de gestão é motivo de satisfação e realização . “Esse momento sintetiza muito trabalho coletivo e muita dedicação de toda equipe da reitoria, de suas diferentes áreas”, disse.
Participaram da assinatura além do reitor Mauro Del Pino, a vice-reitora Denise Gigante, o pró-reitor Administrativo Antônio Carlos Cleff, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, a assessora do reitor, Lorena Gill, o chefe do Departamento Técnico da Pró-reitoria de Planejamento, Cleidi Pinto e o chefe do Núcleo de Licitações, Ricardo Hartlebem Peter.
O projeto foi elaborado conforme Plano de Necessidades feito por um grupo de acadêmicos em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e será realizado na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Serão seis blocos de seis andares, com 1.332 vagas e três estudantes por apartamento.
O Condomínio terá espaço de vivência, quadra poliesportiva e restaurante. A nova Casa estará localizada entre as ruas Benjamin Constant, General osório, Conde de Porto Alegre e Santos Dumont. Cada bloco terá acessibilidade total e segurança. O Condomínio será dotado de quartos para portadores de necessidades, com dois moradores. Estará apto a receber até 72 portadores de necessidades.
Cada bloco terá cinco áreas de estudos com 50 lugares. A área de vivência oferecerá churrasqueiras, banheiros, sala de jogos e alpendre. O projeto urbanístico contempla a instalação de praças. O restaurante terá 416 lugares, podendo servir até 1664 refeições por hora.