UFPEL : Câmara se solidariza com servidores em greve
Servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Pelotas estiveram no Legislativo na manhã de ontem, para apresentar aos vereadores a pauta de reivindicações do movimento grevista que atinge a mais de 50 instituições públicas federais em todo o país. Eles receberam o apoio dos parlamentares, especialmente do vereador Tenente Bruno (PT), que os representou durante a sessão.
Para o vereador, o movimento é justo, ainda mais porque não trata somente da questão salarial, mas de uma luta pela educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Ele criticou os projetos de terceirizações e privatizações que tramitam no Congresso, e salientou o perigo que representam para a área de educação. O Tenente Bruno também agradeceu aos demais parlamentares que assinaram moção de apoio aos servidores da UFPel.
Foram unânimes as manifestações de apoio. Entre elas, do presidente da Câmara, Ademar Ornel (DEM). Segundo ele, a terceirização “vem para tirar o lugar dos servidores concursados, de carreira, e é patrocinada pelas grandes confederações de indústrias e empresários que tem seu núcleo no Congresso Nacional, e cujo objetivo é diminuir o Estado”.
O vereador disse que a luta contra as terceirizações não depende de partidos, mas de toda a sociedade, para que setores como educação, saúde e segurança não sejam terceirizados.
Em nome dos técnicos administrativos manifestou-se a coordenadora geral da Asufpel, Maria Tereza Fuji. Ela agradeceu o apoio do Legislativo. “Estamos há 11 dias em greve e precisamos de todo apoio possível para que nossas reivindicações sejam ouvidas pelo governo”.