Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

UFPel e CONAB firmam parceria para capacitar agricultores familiares do país no Mercado de Crédito de Carbono

UFPel e CONAB firmam parceria para capacitar agricultores familiares do país no Mercado de Crédito de Carbono
23 janeiro
14:36 2024

O objetivo geral do projeto é fortalecer e aprimorar a capacidade de acesso dos participantes aos Mercados de Créditos de Carbono, proporcionando melhorias na qualidade de vida tanto para os envolvidos quanto para suas comunidades

Em uma reunião estratégica realizada no último dia 10 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), deu início a um projeto de capacitação para inserção da Agricultura Familiar no Mercado de Crédito de Carbono. A proposta visa capacitar agentes da CONAB, assim como membros de associações e cooperativas de agricultores familiares em todo o Brasil.

O objetivo geral do projeto é fortalecer e aprimorar a capacidade de acesso dos participantes aos Mercados de Créditos de Carbono, proporcionando melhorias na qualidade de vida tanto para os envolvidos quanto para suas comunidades. Ao término do projeto, espera-se que a CONAB tenha uma política de Crédito de Carbono definida e estruturada, com servidores capacitados, bem como os agricultores.

Ao longo dos três anos do projeto, serão capacitados 500 agentes, sendo 1/3 da CONAB e 2/3 de membros de associações e cooperativas de agricultores familiares. O programa abrange seis etapas cruciais:

  • Identificação de Associações e Cooperativas: Mapeamento por Estado da Federação, com diagnóstico detalhado nos territórios rurais.
  • Parcerias Governamentais e Civis: Estabelecimento de parcerias nas esferas federal, estadual e municipal, assim como com organizações da sociedade civil.
  • Desenvolvimento de Programas de Formação: Customização de programas para atender às necessidades de cada território.
    Centros de Qualificação: Estabelecimento de Centros de Qualificação em cada território para oferecer treinamentos práticos e acesso a recursos tecnológicos.
  • Execução da Capacitação: Foco em mercados de créditos de carbono, tecnologias sociais e inclusão digital.
    Monitoramento e Avaliação Participativos: Implementação de sistemas participativos de monitoramento, envolvendo as comunidades.

A coordenadora do projeto, Janaína Motta, destaca que a ideia é envolver alunos e professores de diferentes áreas da UFPel, proporcionando experiências em diversas realidades territoriais. “A parceria entre a UFPel e a CONAB visa levar conhecimento aos agricultores familiares, abrindo novas oportunidades para o setor. A expectativa é que o projeto promova não apenas a capacitação, mas também o fortalecimento das comunidades rurais no nicho mercadológico de créditos de carbono e ativos ambientais”, afirmou.

A iniciativa conta com parceria da Fundação Delfim Mendes da Silveira e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS). O encontro contou com a presença do diretor-executivo de Gestão de Pessoas da CONAB, Lenildo Dias de Morais, do superintendente de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos da CONAB, Marcelo Gayardi Ribeiro, representante do Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades), Ronaldo Oliveira, do diretor-presidente da Fundação Delfim Mendes da Silveira, Cesar Dalmolin Bergoli, e da gerente executiva da Fundação Delfim Mendes da Silveira, Cristiane Zandonotto. A UFPel foi representada pela reitora Isabela Andrade, pelo assessor Marco Aurélio Romeu Fernandes, e pela coordenadora do projeto, Janaina Motta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções