Diário da Manhã

sábado, 13 de agosto de 2022

Notícias

UFPel e UCPel retornam atividades presenciais

UFPel e UCPel retornam atividades presenciais
01 agosto
11:00 2022

Nesta segunda-feira (1º), a Universidade Federal de Pelotas viverá um dos momentos mais aguardados dos últimos tempos: o grande reencontro da sua comunidade acadêmica. Nesse dia, as atividades da UFPel passam a ocorrer novamente de forma 100% presencial, após o período emergencial causado pela pandemia de Covid-19.

A retomada das atividades completamente presenciais ocorre após 29 meses, período no qual a Universidade se viu forçada a adotar um regime remoto. Durante esse período, as atividades físicas foram sendo retomadas gradativamente, como a oferta de algumas disciplinas práticas em outubro de 2021 e outras a partir do primeiro semestre deste ano, de forma a avaliar os riscos e organizar a volta completa. “Nos preparamos muito para isso, aliás, por dois anos e meio”, lembra a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio.

São 94 os cursos de graduação que retomam suas disciplinas e ações de ensino-aprendizagem de forma presencial; estes unem-se ao curso de Direito, que já havia voltado ao regime em 9 de maio.

O reencontro da UFPel com sua comunidade acadêmica está cercado por uma grande expectativa, conforme relata a vice-reitora, Ursula Silva. “A universidade é um espaço de convivência, de troca. O retorno presencial vai fortalecer e estimular a vontade de estar aqui”, afirma.

Novos desafios, entretanto, já se colocam à frente: segundo a vice-reitora, o próximo passo é elaborar um plano para que o calendário acadêmico da UFPel entre em compasso com o calendário civil. “Estamos com um semestre de atraso”, pontua Ursula. Ela explica que o tema deverá ser tratado já nas próximas reuniões do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), com amplo debate com estudantes, coordenadores de curso e diretores de unidade. A ideia é que até o mês de setembro já haja uma definição do assunto.

ACOLHIMENTO

Para a semana entre os dias 8 e 12 de agosto, a Universidade preparou uma programação cultural para realizar o acolhimento de todos os estudantes, além de comemorar o aniversário de 53 anos da UFPel. As ações têm o objetivo de levar instantes de cultura e descontração ao maior número de espaços da instituição, descentralizando a atividade de acolhida.

Tanto os horários quanto os locais de realização foram pensados para diversificar a atividade. Haverá apresentações no Largo do Bola, no Restaurante Universitário do Câmpus Capão do Leão, na Faculdade de Medicina, na Escola Superior de Educação Física e no Câmpus Anglo.

A gestão da UFPel também realizará visitas às unidades acadêmicas, para dar as boas-vindas a estudantes e servidores nesse retorno. Também faz parte da programação do reencontro a inauguração da nova Biblioteca e do aulário do Câmpus Capão do Leão.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

A administração central da UFPel relembra que as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão mantidas, pois a pandemia ainda não acabou. O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços da Universidade, assim como a apresentação de comprovante vacinal quando solicitado. A instituição orienta ainda que sejam mantidas as medidas de higienização das mãos e de não aglomeração.

Mensagem de boas-vindas da Reitora Isabela Fernandes Andrade

Estimados(as) Estudantes, pedimos licença aos(às) nossos(as) tão dedicados(as) colegas docentes, técnico-administrativos(as) e servidores(as) terceirizados(as) para saudar, de forma especial e carinhosa, aqueles que representam o motivo para todos(as) estarmos aqui: estudantes, sejam muito bem-vindos(as) à Universidade Federal de Pelotas!

Estávamos todos ansiosos por esse momento: a retomada de nossas atividades 100% presenciais e, principalmente, a possibilidade de nos reencontrarmos ou ainda nos conhecermos nesses espaços que são/serão a casa de vocês ao longo do(s) próximo(s) ano(s).

Nesses últimos dois anos, passamos por uma pandemia mundial, que nos afastou do convívio diário, do olho no olho, dos abraços fraternos.

Neste ano de 2022, estamos atravessando, talvez, a maior crise financeira da Universidade, que nos restringe de uma série de práticas ou ações tão importantes e necessárias às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, fundamentais para a nossa formação.

Contudo, cabe exaltarmos aspectos positivos: nossa Universidade ampliou seu número de cursos de graduação no último mês, quando aprovamos a criação de três cursos a serem ofertados exclusivamente no turno da noite: bacharelado em Design de Jogos, licenciatura em Letras – Literatura Surda e Tecnólogo em Comércio Exterior. Essa iniciativa resulta de uma demanda regional, tendo em vista a necessidade de oferta de cursos noturnos em instituição pública de ensino para o atendimento de trabalhadores(as).

Contextualizando nossa realidade, é o momento de agradecer pela confiança em nossa Instituição para a concretização do curso superior e/ou de pós-graduação em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, que tem como foco principal a formação de nossos(as) estudantes.

Que tenhamos um excelente ano letivo 2022!

Campus UCPel

Católica volta às aulas nesta segunda-feira (1)

Mudanças em laboratórios e novo modelo pedagógico são as novidades para o segundo semestre 

Nesta segunda-feira, (1), os campi da Católica de Pelotas voltarão a receber os mais de três mil alunos matriculados na universidade. A grande novidade para esse semestre é a implementação do novo modelo pedagógico, que foi apresentado pela Pró-Reitoria Acadêmica na última semana e já começou a ser implementado na universidade.

Entre outras novidades que irão ser apresentadas aos alunos, vale destacar também a qualificação da maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo e a entrega do novo espaço do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), localizados no campus I da universidade. Além disso, seguem as obras no campus saúde para a construção de novos prédios, que darão suporte ao curso de Medicina. 

De acordo com o pró-reitor acadêmico Ezequiel Megiato, com a construção do novo modelo pedagógico, a universidade visa ouvir mais as demandas dos estudantes para que possa aperfeiçoar os seus processos, construir um caminho próprio e autônomo. “O ano de 2022 será tempo de diálogo, capacitação e construção”, destaca o gestor. 

Os alunos que ainda estão com dúvidas sobre salas, grade curricular entre outras informações, devem entrar em contato com o coordenador de seus respectivos cursos. 

Além disso é importante estar atento ao e-mail institucional. Ele é o principal canal de informações oficiais da instituição. Os acadêmicos que tiverem algum tipo de dificuldade para acessá-lo, devem enviar e-mail para [email protected]

Acolhida ao novos alunos

Alunos que ingressaram no Vestibular de Inverno 2022, embora iniciem as aulas na segunda-feira, terão uma recepção exclusiva na quarta-feira (3). A atividade será realizada às 18h, no Lounge, no saguão de entrada. Na atividade terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a universidade e terão o contato com os coordenadores de seus respectivos cursos. 

Ainda é possível fazer parte da UCPel

Aqueles que têm o desejo de ingressar em uma universidade ainda em 2022, podem procurar a Católica de Pelotas e se informar sobre as formas de acesso.

  • A UCPel oferece diferentes formas de ingresso, o que permite, por exemplo, que os interessados possam agendar a prova para quando for conveniente ou utilizem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as formas de ingresso podem ser conferidas pelo site do vestibular da UCPel.

  • A Católica de Pelotas também oferece a opção de Reescolha. Com isso, aqueles que já realizaram o vestibular e desejam mudar de curso, poderão reaproveitar a nota de outros processos seletivos para se matricular em uma nova graduação.

  • A UCPel também oportuniza o Extravestibular. Com isso, é possível ingressar nas modalidades de transferência, reintegração, portador de diploma de curso de graduação ou como aluno temporário sem precisar realizar a prova do vestibular.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções