Diário da Manhã

segunda, 13 de janeiro de 2025

Notícias

UFPEL : FAEM lança comemorações dos 135 anos

UFPEL : FAEM lança comemorações dos 135 anos
11 abril
08:54 2018

Foi dada a largada para o início das festividades que vão marcar os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel).

Serão exposições, inauguração de memorial, livro comemorativo, reativação da Associação de Egressos e a campanha “FAEM 135 Anos: História de Muitas Memórias”, que ocorrerão até dezembro, mês de aniversário do curso.

O lançamento ocorreu  segunda-feira, no Campus Capão do Leão. O reitor, Pedro Curi Hallal, destacou que essa será uma das festividades mais significativas dos próximos anos na UFPel, junto ao centenário do Conservatório de Música e dos 50 da própria Universidade – da qual a FAEM foi célula fundadora. “A história da UFPel começa aqui. A FAEM é patrimônio da Universidade e da sociedade brasileira, referência em qualquer lugar do país”, destacou, lembrando a proposta de valorização do Campus Capão do Leão com ações como seu funcionamento em três turnos e o retorno das reuniões do Conselho Universitário no local.

O diretor, Dirceu Agostinetto, apresentou a programação e disse que ela estará atrelada a atividades de qualificação de infraestrutura, gestão de ensino, congregação de egressos e outras frentes de trabalho que valorizem a trajetória da FAEM.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, apresentou o livro comemorativo que será publicado. A obra será dividida em três partes – história, pessoas e memórias coletivas. “A FAEM é uma Faculdade estimada e representativa. Cada um dos objetos históricos é uma cápsula do tempo e tem a potência de falar de nós. Que esses 135 anos sejam apresentados como promessa de futuro”, ressaltou.

 SOLENIDADE foi realizada no Campus Capão do Leão


SOLENIDADE foi realizada no Campus Capão do Leão

SITE REUNIRÁ INFORMAÇÕES

A partir do dia 16, estará on-line um site que concentrará todas as informações da programação dos 135 anos, além de trazer uma prévia da instalação do Memorial Maria Eulália da Costa – a primeira agrônoma do Brasil, formada pela UFPel -, que deverá ser inaugurado em dezembro e será o receptáculo do acervo de documentos, fotografias e outros objetos históricos da FAEM. Até agora, 900 imagens já foram catalogadas pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), entre outros materiais.

É pelo site também que os ex-alunos e simpatizantes da FAEM poderão aderir à campanha “História de Muitas Memórias”. A ação busca arrecadar fundos para a construção do Memorial e atividades de promoção da FAEM. Há as categorias Pessoa Física e Pessoa Jurídica e, conforme os planos escolhidos, o colaborador receberá produtos simbólicos com a marca dos 135 anos.

A página poderá ser acessada em link nas páginas da Faculdade de Agronomia e da PREC, a partir do dia 16.

ATIVIDADES JÁ AGENDADAS:
8/5 – Exposição da Fitotecnia
11/5 – Assembleia para votação do Estatuto e eleição da diretoria da Associação de Egressos, no Salão Nobre da FAEM
8/6 – Exposição do Departamento de Ciências Sociais Agrárias
9/7 – Exposição do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial
8/8 – Exposição do Departamento de Zootecnia
10/9 – Exposição do Departamento de Engenharia Rural
8/10 – Exposição do Departamento de Solos
8/11 – Exposição do Departamento de Fitossanidade
7/12 – Exposição conjunta dos departamentos
*A programação será atualizada permanentemente no site dos 135 anos da FAEM.

RECONHECIMENTO
Depois do lançamento, houve a solenidade de inauguração da fotografia do ex-diretor Manoel Luís Brenner de Moraes na galeria de dirigentes da FAEM. Depois, foi concedido o nome do professor José Carlos Fachinello ao prédio do Laboratório de Agronomia (LabAgro), como homenagem à sua dedicação, comprometimento e profissionalismo. Houve, ainda, bênção aos presentes e almoço por adesão no CTG Os Carreteiros.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções