UFPel firma parceria com a Índia para investigar Envelhecimento Populacional
Pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vinculados ao Projeto Internacional sobre Envelhecimento Global estão na Índia, na cidade de Tirupati, na Universidade de Sri Venkateswara, onde permanecerão até o dia 30 de setembro.
O Brasil é representado nesta missão internacional pelos professores Adriana Portella, Eduardo Rocha, Celina Britto Correa e a pesquisadora Anelize Cardoso, da UFPel, e pela professora Isolda Gunther, da Universidade de Brasília (UNB). A UNB e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são parceiras nesse projeto, coordenado pela UFPel no Brasil e pela Universidade Heriot-Watt no Reino Unido. O projeto é financiado pela agência britânica ESRC num total de £808,289, e é coordenado pela professora Adriana Portella no Brasil e pelo professor Ryan Woolrych no Reino Unido (www.placeage.org).
A missão de pesquisa na Índia tem o objetivo iniciar a investigação, já realizada no Brasil e no Reino Unido, nas cidades de Hyderabad, Calcutá e Delhi. O estudo ocorrerá em parceria entre Brasil, Índia e Reino Unido e inicia em setembro, por dois anos, sendo financiado novamente pelo ESRC num total de £404,827. A Universidade Sri Venkateswara coordena o projeto na Índia, sendo o professor Srikanth Reddy o coordenador nesse país.
Em 24 de setembro os pesquisadores do projeto se reuniram com o reitor da Universidade Sri Venkateswara, professor Avula Damodaram, para consolidar a parceria internacional entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, a Escola do Ambiente Construído da Universidade Heriot-Watt, e a Escola de Psicologia da Universidade Sri Venkateswara.
Nesse momento, a Faculdade de Arquitetura da UFPel se coloca como uma das principais instituições no estudo do envelhecimento global quando consideradas parcerias internacionais.