Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

UFPEL : Leituras do drama contemporâneo

05 julho
08:57 2017

Nesta quarta às 19h na sala Carmen Biasoli – rua Almirante Tamandaré 301 -, leitura dramática da peça “F.R.A.M.E.S.”

Por Carlos Cogoy

Leitura dramática com a presença do autor. Programação desta quarta no curso de teatro da UFPel. Às 19h, projeto de pesquisa “Leituras do drama contemporâneo”, estará apresentando o texto “F.R.A.M.E.S.”, autoria do dramaturgo e roteirista gaúcho Diones Camargo. O autor estará presente e, após a leitura, participará de roda de conversa com o público. O grupo é coordenado pela professora doutora Fernanda Vieira Fernandes, e a apresentação acontecerá na sala Carmen Biasoli do curso de teatro da UFPel. ENTRADA FRANCA.

Marcos Kuszner, Juliana Caroline, Tais Galindo, profa. Fernanda Fernandes, Mario Celso e Patricia Bicoski

Marcos Kuszner, Juliana Caroline, Tais Galindo, profa. Fernanda Fernandes, Mario Celso e Patricia Bicoski

CONTEMPORANEIDADE – A professora Fernanda menciona sobre a proposta e trajetória do projeto: “Será a quarta leitura dramática proposta pelo coletivo, que compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD) do CNPq. Surgido em 2015, o ‘Leituras do drama contemporâneo’ prevê o estudo e análise da literatura dramática contemporânea escrita, desde o final do século 20 até os dias atuais. Além das atividades de pesquisa, as leituras abertas à comunidade recebem destaque por compartilhar com o público, textos de teatro, promovendo rodas de conversa sobre os mesmos. As leituras realizadas anteriormente foram ‘Mosaico Koltès’ em maio do ano passado, a partir da obra do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès. Em agosto, ‘Ânsia’, peça da dramaturga inglesa Sarah Kane. Em setembro, ‘Música para cortar os pulsos: monólogos sentimentais para corações juvenis’, do dramaturgo brasileiro Rafael Gomes. Em maio deste ano, ‘Suspensão’ do também brasileiro Lucas Arantes”.

F.R.A.M.E.S. – Em relação ao evento desta quarta, Fernanda acrescenta: “O destaque desta quinta edição é justamente a presença do autor da obra escolhida pelo grupo. Diones Camargo reside em Porto Alegre e destaca-se no cenário da dramaturgia gaúcha da atualidade. Entre os temas a serem debatidos com o autor estão: a obra teatral “F.R.A.M.E.S.”; o espaço da dramaturgia na universidade; a profissão do dramaturgo no Brasil e as características estéticas da sua obra teatral”.

Leitura FRAMES DIONES CAMARGO foto Regina Peduzzi  ProtskoffAUTOR Diones Camargo (Foto), formou-se em teatro na UFRGS. Como dramaturgo, destacou-se com: “Andy/Edie” – Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005 -; Último Andar – Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007 -; Parque de Diversões – Prêmio Açorianos de Teatro 2016/melhor dramaturgia -; Teresa e o Aquário – VIII Prêmio Palco Habitasul/Melhor Roteiro 2008 -; 9 Mentiras Sobre a Verdade; Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar; O Tempo Sem Ponteiros; Os Plagiários – Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues – Prêmio Açorianos de Teatro 2012/melhor dramaturgia -; F.R.A.M.E.S.; Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor. É o dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas.

 

GRUPO reúne os estudantes de teatro: Juliana Caroline; Mario Celso; Marcos Kuszner; Patrícia Bicoski e Nicolas Beidacki. Participação da ex-aluna Tais Galindo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções