Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

UFPEL : Publicação revisita o “Álbum de Pelotas”

UFPEL :  Publicação revisita o  “Álbum de Pelotas”
23 setembro
09:44 2022

Sábado com lançamento de obra que celebra 100 anos do álbum sobre a cidade

Por Carlos Cogoy

Em 1922, numa iniciativa de Clodomiro Clydes Carriconde, com o objetivo de ressaltar o centenário de Pelotas, foi publicado o antológico “Álbum de Pelotas”. Textos e imagens, tornaram-se referências sobre a cidade. Em 2022, no centenário do álbum, grupo de pesquisadores, celebra a publicação, com o lançamento de dois tomos, que refazem as imagens do livro original, e apresentam narrativas acerca de temas da atualidade, bem como omissos no volume de 1922. O “Centenário do Álbum de Pelotas de 1922: fotografias, memória e história”, tem como organizadores os historiadores Aristeu Elisandro Machado Lopes e Mauro Dillmann (UFPel), e o pesquisador Guilherme Almeida. As fotografias são autoria de Eduardo Devens, e a publicação é da editora “Casaletras”.

LANÇAMENTO acontece sábado às 14h30min. No Casarão 8, à Praça Cel. Pedro Osório, autores estarão explanando sobre o projeto. No dia também será lançada a versão e-book. Os dois tomos do formato impresso, estarão sendo comercializados a R$115,00.

EXPOSIÇÃO – Entre os dias 26 deste mês, e 10 de outubro, poderá ser visita uma exposição sobre o projeto. Como local o Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS/UFPel) – rua Cel. Alberto Rosa 117.

Mauro Dillmann (UFPel)

PELOTAS 2022 – Organizadores dos volumes divulgam: “A proposta da coletânea é celebrar o centésimo aniversário do Álbum a partir de análises desenvolvidas de acordo com determinados temas veiculados em 1922, e também incluindo outros, não destacados ou não contemplados há cem anos mas, considerados por nós, como relevantes para a Pelotas de 2022. Na primeira estão agrupados textos que lidam com as temáticas verificadas de forma mais explícita no Álbum. Na segunda estão incluídos textos cujos temas tangenciaram os mesmos das páginas do Álbum, e outros que não foram contemplados em 1922. No Tomo II é apresentado um grande conjunto comparativo entre as fotografias apresentadas em 1922 com outras produzidas no presente, entre os meses de dezembro de 2021 e abril de 2022, as quais apresentam enquadramentos semelhantes àquelas”.

Pesquisador Guilherme Almeida

PUBLICAÇÃO deste ano conta com patrocínio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPel); CAPES. Apoio da Clínica Devens, Jack’s Magazine, Museu do Doce e Casaletras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções