UFPel realizará consulta para definir Calendário Acadêmico
A comunidade universitária da Universidade Federal de Pelotas poderá optar entre duas propostas de Calendários Acadêmicos, de forma a escolher qual será adotado para o ano civil de 2022. As alternativas e o processo de votação foram apresentados na manhã desta quarta-feira (10), em uma transmissão ao vivo que contou com a participação da vice-reitora, Ursula Silva, e da equipe da Pró-Reitoria de Ensino.
A votação ocorrerá no período de 13 a 17 de novembro, e poderão participar do processo os estudantes de cursos presenciais da UFPel e seus servidores docentes e técnico-administrativos. Será usado o sistema Helios Voting, que permite que o voto seja feito a distância. Os resultados da consulta serão encaminhados ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), que, no dia 22 de novembro, estará reunido para a aprovação do calendário.
A participação será paritária, ou seja, cada categoria terá um peso de um terço do total. A listagem de votantes está disponível neste link.
Propostas
Foram elaboradas duas opções de calendários acadêmicos, a partir de debates realizados pelas unidades acadêmicas juntamente com a PRE e o Gabinete da Vice-Reitora (GVR) e iniciados em outubro. Participaram dessa discussão diretores, coordenadores de curso e representantes das entidades representativas da comunidade universitária.
As propostas foram pensadas de forma a atender as demandas encaminhadas pelas unidades, aliando-as ao que se encontra nos regramentos da Universidade e na legislação vigente. Tais alternativas foram discutidas também no âmbito do Cocepe e foram levadas a conhecimento do Conselho Universitário (Consun).
A primeira proposta contempla a execução inteira de dois semestres letivos – 2021/2 e 2022/1 – e o início de um terceiro – 2022/2 – no decorrer do ano civil de 2022. Para tanto, colocaram-se intervalos mais exíguos entre o fim de um período e o início de outro, além de aproveitar a possibilidade de um semestre de 15 semanas devido à legislação que deixa de estar em vigor após a finalização do ano letivo de 2021.
Proposta 1
2021/2
Início: 7 de fevereiro
Fim: 21 de maio
Exames: 23 a 28 de maio
2022/1
Início: 13 de junho
Fim: 15 de outubro
Exames: 17 a 22 de outubro
2022/2
Início: 7 de novembro
Recesso: 17 de dezembro a 5 de fevereiro
Fim: 29 de abril
Exames: 2 a 6 de maio
Já a segunda proposta traz apenas dois semestres letivos, sendo o primeiro deles ainda com possibilidade de atividades remotas, deixando uma recuperação de calendário para período posterior, ainda não decidido, a ser discutido com a comunidade acadêmica.
Proposta 2
2021/2
Início: 7 de março
Fim: 18 de junho
Exames: 20 a 25 de junho
2022/1
Início: 1º de agosto
Fim: 2 de dezembro
Exames: 5 a 10 de dezembro
Possíveis dúvidas sobre as propostas podem ser solucionadas por meio de contato com o e-mail [email protected].