Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

UFPel recebe 14º Fórum Estadual de Museus a partir de terça (24)

UFPel recebe 14º Fórum Estadual de Museus a partir de terça (24)
20 maio
08:56 2022

A Universidade Federal de Pelotas recebe, a partir da próxima terça-feira (24), o 14º Fórum Estadual de Museus. Em formato híbrido, a programação conta com palestras, apresentações científicas, grupos de trabalho e mesas-redondas com o objetivo de discutir e encaminhar políticas públicas para o setor museológico no estado. As atividades ocorrerão no auditório do Centro de Artes e nos museus da UFPel localizados na praça Coronel Pedro Osório.

O Fórum é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEMRS), em parceria com Prefeitura de Pelotas e com a UFPel. Nesta edição, o tema será “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”.

Segundo a integrante da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel, professora Noris Leal, o evento será uma grande comemoração desse documento, elaborado a partir de uma edição anterior do fórum estadual e que lançou as bases para as políticas museológicas de todo o Brasil. Noris também registra que o evento volta a ocorrer após um grande hiato em sua realização – desde 2013, o fórum não acontece, apesar de ser legalmente obrigatório a cada dois anos.

A docente pontua, como destaque da programação, a conferência de abertura, que será proferida pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono, que coordenava o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul quando da elaboração da Carta de Rio Grande. Também farão parte da agenda o lançamento de livros e a inauguração da exposição “História e Memórias do Rio Grande do Sul a partir da restauração de uma obra de arte: projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais”, sediada no Museu do Doce, esta ocorrendo no dia 24 de maio, às 18h.

Mais informações no site https://cultura.rs.gov.br/14-forum-estadual-de-museus

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções