Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UFPel receberá animais de grande porte recolhidos no Capão do Leão

UFPel receberá animais de grande porte recolhidos no Capão do Leão
19 abril
09:12 2017

Convênio assinado na tarde desta segunda-feira (17) entre a UFPel e a Prefeitura do Capão do Leão encaminha solução para uma das grandes preocupações sobre segurança no trânsito naquele município, a presença de animais de grande porte, como cavalos e vacas, soltos nas vias públicas.

A Universidade e a Prefeitura assinaram convênio determinando que os animais recolhidos pelo Executivo, até o limite de 20 por mês, serão encaminhados para o Hospital Veterinário da UFPel, localizado no campus Capão do Leão. Lá receberão cuidados de saúde, alojamento e alimentação, até que sejam retirados pelos proprietários ou encaminhados para outro local, com autorização da Prefeitura do Capão do Leão.

Assinaram o acordo o reitor Pedro Curi Hallal e o prefeito Mauro Nolasco. Presentes na cerimônia, realizada no Gabinete da Reitoria, também o vice-reitor Luís Amaral e a vice-prefeita Gil Baldassari.

O convênio pretende colocar fim num histórico de acidentes, muitos deles fatais, registrados no Capão do Leão, especialmente na BR-392, que corta o município, e na avenida 3 de Maio, uma das principais da localidade.

Doação CavalosConforme as autoridades leonenses, a expectativa é de que o recolhimento atinja seu limite máximo no primeiro mês de atividade, passando a diminuir a partir daí. Isto ocorreria em função da conscientização da população ou até mesmo pelo fato de que o proprietário será cobrado, pelo Executivo, dos valores das diárias ou mês de estadia do animal, pagas pela Prefeitura ao Hospital. Os proprietários serão comunicados que devem retirar os animais do Hospital da UFPel em até 15 dias. Os animais não retirados em 30 dias serão encaminhados para leilão ou doação, se não forem arrematados.

Outros assuntos

Durante o encontro, o prefeito e o reitor conversaram sobre outros assuntos que envolvem as duas instituições, como questões de pessoal e de funcionamento do Posto de Saúde da UFPel no município e temas que envolvem o Campus Capão do Leão da Universidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções