Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

UFPEL : Recital para flauta solo nos 104 anos do Conservatório

UFPEL : Recital para flauta solo nos  104 anos do Conservatório
28 setembro
09:01 2022

Nesta quarta às 19h30min, “Poemas Sonoros”

Por Carlos Cogoy

Flauta no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. A partir das 19h30min, o flautista e professor Raul Costa d’Avila (UFPel), estará apresentando o recital “Poemas Sonoros para Flauta Solo”. A programação com repertório autoral, encerra a série de atividades, comemorativas aos 104 anos do Conservatório, que está localizado à rua Félix da Cunha 651. ENTRADA FRANCA – organizadores aceitam doações de alimentos não perecíveis.

Raul Costa d’Avila

DIAMANTINA será a nova composição do mineiro Raul Costa d’Avila – radicado em Pelotas há mais de trinta anos -, que será acrescentada ao repertório do recital “Poemas Sonoros”, cuja estreia ocorreu em agosto na

programação alusiva ao Dia do Patrimônio. Além do prelúdio, diz Raul, outra novidade é “Improviso em forma de Valsa”. No programa também constam: Omolu – prelúdio em forma de prece; Três Meninas – I.Thoe; II. Dora; III. Thalia; Jardim de Nuvens – poema seresteiro; Afetos – dois mov(e)mentos – I. Prelúdio; II. Capricho; Mani – a lenda (p/ piccolo).

CONSERVATÓRIO – O professor Raul Costa d’Avila menciona acerca da trajetória do Conservatório, que foi fundado a 4 de junho de 1918, e inaugurado a 18 de setembro daquele ano: “O Conservatório de Música da UFPel é uma instituição de muita relevância na cidade, no Estado e País. Sua história foi marcada pela presença de grandes nomes da história da música, tanto do Brasil, quanto exterior, seja através de apresentações, recitais e concertos, ou ministrando atividades de ensino. A conquista da parte térrea do prédio, ocorrida um pouco antes do inicio da pandemia, tem um significado muito importante no processo de sua história. Ao longo dos anos, o Conservatório vem se destacando na promoção da cultura na cidade e região, não apenas formando profissionais, mas também público, o que é importantíssimo e faz toda a diferença. Tive muitas oportunidades de presenciar essa relevância. E agora, com o processo de restauro do espaço, após a inclusão do térreo, e superados dois anos de pandemia, posso assegurar que novas, e promissoras perspectivas, certamente, vão surgir à cidade, e ao fiel público do Conservatório. Vida longa ao Conservatório de Música da UFPel, e parabéns pelos seus 104 anos, sempre promovendo a cultura na cidade!”.

RAUL é docente que integra o Centro de Artes da UFPel, onde é coordenador do Laboratório de Pedagogia e Performance da Flauta Transversal (LaPPerF), e vice-coordenador do projeto “Avendano Júnior: a tradição do Choro em Pelotas – construção de um arquivo colaborativo da música e memória de Pelotas e Região”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções