Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

UFPel tem dois professores eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC)

10 dezembro
08:57 2021

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem mais dois professores figurando no rol de membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Vinícius Farias Campos (área de Ciências Biológicas) e José Rafael Bordin (área de Ciências Físicas) integram a lista dos cinco novos membros afiliados da região Sul.

VINÍCIUS Farias Campos e
JOSÉ Rafael Bordin

A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

Com um quadro atual de mais de 900 membros no total, a ABC é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades.

Os membros afiliados são jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, que fazem parte dos quadros da ABC por um período de cinco anos, não renováveis. Os membros titulares elegem até cinco membros afiliados por ano para cada uma das regionais da ABC.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1o de janeiro. Os membros afiliados terão suas cerimônias de posse associadas à simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções