ÚLTIMO TESTE : Possui potencial para crescer
Brasil perde amistoso no Bento Freitas, mas indica time titular (com bom primeiro tempo) e mostra qualidade individual
Se considerar os resultados da pré-temporada (dois empates e duas derrotas; quatro gols sofridos e apenas um marcado), a conclusão é que o Brasil começou mal o ano de 2017. Porém, a atuação da equipe no primeiro tempo do amistoso de sábado, diante do São Paulo – derrota de 2 a 1 -, no Bento Freitas, e a produção individual de alguns jogadores tornam a avaliação positiva. O grupo rubro-negro tem muito potencial para crescimento técnico e tático.
A equipe utilizada no primeiro tempo indica uma tendência de formação titular para a partida de estreia no Gauchão, domingo, diante do Juventude, em Caxias do Sul. A defesa é praticamente a mesma do ano passado – apenas com a entrada de Eder Sciola na lateral-direita. Nem assume a vaga de segundo volante; e a linha de três meias formada por Lenílson, Rennan Oliveira e Jean Silva. Gustavo Papa ocupa o comando de ataque.
No primeiro tempo do amistoso, o Brasil executou seu modelo de jogo: intenso, marcação forte e agressividade ofensiva. O primeiro gol do ano foi construído numa excelente jogada coletiva, com participação de Rennan Oliveira e “tapa” (com pé) na bola de Papa, deixando Lenílson na frente do goleiro. O meia chutou rasteiro e fez 1 a 0.
No segundo tempo, as mudanças no time – inclusive, com a entrada dos jogadores que chegaram ao clube na semana passada – determinaram a queda de rendimento. Cleverson desequilibrou para o São Paulo, fazendo as jogadas dos gols de Leandro Camilo (contra) e Lacerda. Rennan Oliveira, Nem, Lenílson, Aloísio e João Afonso foram destaques individuais no Brasil.
BRASIL (1)
Eduardo Martini; Eder Sciola (Galiardo), Cirilo (Evaldo), Leandro Camilo e Marlon (Tiago Silva); Leandro Leite, Nem (João Afonso), Lenílson (Wender), Rennan Oliveira (Aloísio) e Jean Silva (Juninho, depois Marcinho); Gustavo Papa (Bruno Lopes). Técnico: Rogério Zimmermann.
SÃO PAULO (2)
Rafael Roballo; Afonso, Lacerda, Cleyton e Henrique (Diego Rocha); Dema, Fidélis, Welder (Canhoto), Cleiton e Cleverson (Leomir); Neilson (Leandro Rodrigues). Técnico: Gilson Maciel.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Árbitro: Rogério Espilmann
Expulsão: Leandro Leite (B)
Gols: Lenílson (13min do primeiro tempo); Leandro Camilo – contra (15min) e Lacerda (39min do segundo tempo)