Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

Um ano sem o padre Schramm

Um ano sem o padre Schramm
08 fevereiro
11:05 2014

Um momento para relembrar a abençoada passagem de José Schramm pela vida cristã. Será neste sábado às 18h durante Missa de um ano de falecimento do líder religioso. A Missa será na Paróquia São Cristóvão e deverá reunir expressivo número de pessoas, dentre fieis da Paróquia e amigos de José Schramm. A Paróquia São Cristóvão fica na rua Lindolfo Collor, 80, na Curva da Morte.

HISTÓRICO

O Pe. José nasceu em Pelotas, dia 7 de março de 1926; fez o primário, hoje fundamental no Colégio Gonzaga, o 2º grau no Seminário Menor de Pelotas, cursou Filosofia no Seminário Maior de São Leopoldo. Em Roma, na Universidade Gregoriana, cursou Teologia, foi ordenado Sacerdote, em Roma, no ano de 1953.

  • Em Pelotas, exerceu o ministério como Capelão do Colégio Gonzaga, por 2 anos, foi transferido para o Instituto de Menores, onde foi diretor por 8 anos, criou nesta instituição: 6 oficinas profissionalizantes, instalou uma excelente banda musical, como apreciador dos esportes criou um time de futebol, naquela entidade. Transferido para a Paróquia da Luz, com a colaboração de leigos foi construída a nova Igreja Matriz.
  • Na Colônia Z-3, com a colaboração de paroquianos foi construída, a capela de Nª Sª dos Navegantes.
  • No Laranjal foi edificada, sob sua responsabilidade, a capela Santo Antônio, hoje paróquia.
  • Na Vila Bom Jesus, foi construído, juntamente com os rotarianos, um centro comunitário, para atender as crianças em horário extra classe, solucionando assim, em parte as necessidades educacionais daquela comunidade, este trabalho foi em parceria com alunos da UCPel.
  • O Pe. José é membro do Rotary Pelotas.
  • Em 9 de julho de 1985, na rua Lindolfo Collor, fundou e edificou a Igreja São Cristóvão, com o total apoio do Bispo da época D. Jaime Chemello, a qual em seguida se tornou matriz, sendo hoje Paróquia S. Cristóvão, dando início, assim, a famosa Procissão dos Caminhoneiros ou procissão dos motoristas.
  • Na Vila Castilhos, criou a comunidade Nª Sª do Carmo, e reformulou um salão que abriga o projeto Acema da Prefeitura de Pelotas.
  • Grande incentivador cultural foi o celebrante das missas campeiras na Semana Farroupilha, em diversos CTGs de Pelotas.
  • Foi agraciado, com a Medalha do Mérito Tradicionalista João Simões Lopes Neto, por indicação da 26ª Região do M.T.C.
  • Em 7 de março de 2005, no dia de seus 80 anos, recebeu o diploma de Cidadão Emérito da Câmara Municipal e em agosto do mesmo ano o Brasão da Academia Pelotense de Letras.

Assim é o nosso Pe. José – amante das artes, das letras, dos esportes, do tradicionalismo gaúcho, da música, extraordinário religioso, orientador espiritual, evangelizador, tendo um carisma todo próprio para cultivar grandes amizades e amor ao próximo.

Comentários ()

Seções