Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UM PASSO FUNDO NO CAMINHO : Pelotas eliminado da Copa Tarciso ao empatar por 1 a 1

UM PASSO FUNDO NO CAMINHO  : Pelotas eliminado da Copa Tarciso ao empatar por 1 a 1
31 outubro
09:56 2022

Por: Henrique König

No estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, o time da casa conseguiu a classificação sobre o Pelotas. Com gols cedo, o empate por 1×1 no jogo de volta da semifinal serviu para levar o Tricolor para decisão da Copa Tarciso Flecha Negra. O Passo Fundo aguarda entre Grêmio e São Luiz, que decidem a vaga da final na noite de terça (1º).

Pelotas de Douglas (foto) não conseguiu passar pelo Tricolor do Planalto
Foto: Lucas Canez / EC Pelotas

Para o Lobão, o fim da linha outra vez. Na Divisão de Acesso do Estadual, o Passo Fundo tirou o Pelotas na fase de quartas de final, após dois empates e vitória tricolor nos pênaltis na Boca do Lobo. Na Copa Tarciso Flecha Negra, o objetivo dos clubes era a vaga para Copa do Brasil. O Pelotas perdeu a ida por 1×0, com gol de pênalti convertido por Michel. Com o empate por 1×1 no Vermelhão da Serra, o time de Leocir DallAstra foi eliminado da Copinha. O Lobo queria o tetracampeonato, pois foi campeão das copas estaduais em 2008, 2013 e 2019. Dessa vez não deu.

Jogando em Passo Fundo na tarde de sábado (29), o Pelotas tinha os desfalques do zagueiro Saulo, substituído por Paulo Lucas, e do volante Jonatha Lima, substituído por Elias. Leocir quis o time propositivo, não apenas esperando os mandantes errarem. A verdade é que a partida se desenvolveu com troca de oportunidades.

Logo cedo, escanteio cobrado por Cris Magno, confusão na área, a finalização de Douglas foi na trave e sobrou para Vini Spagniol colocar na rede: 1×0 para o Pelotas aos 3 minutos. Mas, instantes depois, Janderson fez a jogada entre os zagueiros e Matheus Lagoa marcou o gol do Passo Fundo: 1×1.

Em jogada de Janderson, Michel fez o porta-luz, Daltro finalizou e Roger Kath defendeu. Em cruzamento fechado de Douglas, o goleiro Allan salvou parcialmente e Cris Magno quase marcou no rebote: Wellington afastou quase sobre a linha aos 18’. Do outro lado, Janderson era o mais incisivo, incomodando a defesa pelotense.

Pelotas passou a procurar mais os ataques e o Passo Fundo tentou o conforto dos contra-ataques até o fim do primeiro tempo.

Na arrancada do segundo tempo, o Pelotas seguia em cima. Aos 10 minutos, o Lobo tentou de escanteio, Cris Magno serviu Douglas, que cruzou e Micael cabeceou para grande defesa de Allan. Do outro lado, aos 11’, Michel quase fez, mas a cabeçada foi para fora.

Aos 19’, Igor Bosel recebeu cruzamento, arriscou, mas a bola foi na marcação. Douglas tentou de cabeça aos 25 minutos, mas Allan defendeu. O Pelotas pressionava à essa altura do jogo, mas não conseguia o gol. Foram muitos cruzamentos procurando por Vini, João Pedro e Douglas.

No fim, ao 37’, o Pelotas tentou com Endryl no lugar de Douglas. O Passo Fundo colocou a experiência do quarentão Diogo Oliveira no lugar de Carvalheira. O placar ficaria decretado no empate por 1×1.

Gabriel Ribeiro e Leocir valorizam campanha

“Sempre é ruim quando a gente é eliminado. Precisamos ir o mais longe possível, mas enaltecemos esse grupo. Dos quatro semifinalistas, o Pelotas fez o menor investimento entre eles. Fico orgulhoso porque esse grupo devolveu ao Pelotas a entrega e a competitividade. De cabeça mais tranquila vamos analisar caso a caso, peça a peça para manutenção de, quem sabe, de 10 a 12 jogadores”, observou o dirigente Gabriel Ribeiro.

“Fiquei satisfeito. A equipe jogou de forma interessante. Detalhes podem ser a favor ou contra. Acredito que perdemos a classificação em Pelotas, quando ficamos com jogador a menos. Eles souberam aproveitar a vantagem numérica.” O técnico Leocir ainda observou que o Pelotas precisou contar com atletas jovens para resolver as partidas, teve menor investimento financeiro que o adversário, mas conseguiu ser superior em boa parte do tempo.

Leocir não garante sua permanência para Divisão de Acesso. Ele afirma gostar de trabalhar com projetos longos, mas que precisa de um Pelotas mobilizado com a nova direção que assumir e procurando manter jogadores que honraram a camisa do clube.

FICHA TÉCNICA: PASSO FUNDO 1×1 PELOTAS

PASSO FUNDO: Allan; Pivô, Wellington (Romeu), Wendel Lomar e Pablo (Alexandre); Paulinho, Willian Daltro, Matheus Lagoa (Thayllon), Carvalheira (Diogo Oliveira), Janderson (Jonathan) e Michel. Técnico: Marcelo Caranhato.

PELOTAS: Roger Kath; Igor Bosel, Micael, Paulo Lucas e Otávio; Elias, Itaqui (Nicolas), Cris Magno, Douglas (Endryl), Dionas Bruno (João Pedro) e Vini Spagniol. Técnico: Leocir.

  • ÁRBITRO: Lucas Horn, com Tiago Diel e José Eduardo Calza.
  • GOLS: Vini Spagniol (PEL) e Matheus Lagoa (PFU)
  • Partida válida pela volta da semifinal da Copa Tarciso Flecha Negra, disputada no Vermelhão da Serra no sábado (29).

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Comentários ()

Seções