Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Uma semana especial para homenagear a Catedral

Uma semana especial para homenagear a Catedral
06 novembro
08:48 2018

A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula celebra a 1ª Semana Cultural da sua história com programação diversificada até o próximo domingo. O objetivo da proposta é divulgar o prédio como patrimônio cultural da cidade – além do caráter religioso – e comemorar os dez anos da revitalização da Praça da Catedral.

“É uma oportunidade para mostrar à comunidade as ações desenvolvidas no prédio durante todo o ano”, destaca a arquiteta responsável pelos projetos de restauro, Simone Neutzling. A proposta conta com visitação guiada e “Diálogos na Catedral” durante a semana, e um evento de rua no sábado, reunindo antiquários, praça de alimentação e iluminação cênica.

A programação começou no domingo com cerimônia de abertura durante a missa. Ontem(5) a comunidade teve a oportunidade de participar da primeira visita guiada no templo. “A expectativa é muito boa para essa primeira edição, queremos repetir essa semana cultural uma vez ao ano”, complementa Simone.

PROGRAMAÇÃO iniciou dia 4

PROGRAMAÇÃO iniciou dia 4

Hoje a programação segue a partir das com “Diálogos na Catedral”, uma roda de conversas conduzida pelo pesquisador Guilherme Pinto de Almeida. Na sequência o público poderá fazer a visita guiada pelo museólogo, Everton Lautenschlager, com roteiro que começa na Praça José Bonifácio, dando a contextualização histórica da cidade. “Vamos falar da construção do templo e dos prédios de seu entorno como a Casa Episcopal, o Instituto São Benedito, o Centro Espírita Jesus, a casa da Miss Universo Yolanda Pereira, e do busto de José Bonifácio”, detalha Everton. Segundo ele, os visitantes poderão observar os afrescos, altares laterais, pendentes e a cúpula entre outros detalhes. Através da sacristia, poderão acessar a cripta. Na sexta-feira (9), a programação será um evento de rua reunindo a comunidade ao ar livre. Antiquários, praça de alimentação e uma exposição de fotos, imagens abordando o processo de revitalização das Portas da Catedral também estarão à disposição do público. Confira a programação que se estende até domingo.

Serviço:

1ª Semana Cultural da Catedral

Hoje

17h00min às 17h50min – Diálogos na Catedral

Condução do diálogo: Guilherme Pinto de Almeida – Pesquisador

19h30min às 20h30min – Visita guiada*

*Visita guiada:

R$ 20 (duração de 60 minutos)

Ingressos à venda na secretaria da Catedral.

Dia 7 de Novembro – Quarta-Feira

17h00min às 17h30min – Plantio de muda de arvore

19h30min às 20h30min – Visita guiada

Dia 8 de Novembro – Quinta-Feira

17h00min às 17h45min – Diálogos na Catedral

Condução do diálogo: Gabriela Rosseli – Iconografia e Arte Sacra.

19h30min às 20h30min – Visita guiada, antiquários, praça de alimentação e iluminação cênica.

Dia 9 de Novembro – Sexta-Feira

Evento ao ar livre – com presença

Dia 10 de Novembro – Sábado

10h Reunião dos grupos que compõem a catedral

Dia 11 de Novembro – Domingo

Encerramento da 1ª Semana Cultural da Catedral São Francisco de Paula

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções