Diário da Manhã

sexta, 27 de dezembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Universidades públicas vivem paradoxo, diz professora da UFPel

Universidades públicas vivem paradoxo, diz professora da UFPel
21 maio
18:29 2015

As universidades públicas no Brasil vivem hoje um sério paradoxo. Ao mesmo tempo em que se abrem mais ao público através das cotas, mantêm a lógica de atenderem, majoritariamente, através de suas pesquisas, os interesses de empresas privadas. A preocupante questão foi colocada ao público pela professora Maria de Fátima Cóssio, da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel, durante a palestra Universidade Pública no Brasil: Contextos e Práticas.

A palestra, realizada na tarde desta quinta-feira (21), no Salão de Atos da Faculdade de Direito, fez parte do Ciclo promovido pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Esta palestra foi realizada em conjunto com o Núcleo de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Graduação.

Em sua fala, a professora considerou que o momento é propício para se discutir a Universidade Pública, já que estão na pauta da nação as distinções que há entre o público e o privado. “Hoje, 90 por cento das universidades da América Latina dedica-se exclusivamente ao ensino e trabalha de acordo com a demanda do mercado”, observou Fátima Cóssio, a uma atenta plateia.

Ela disse que as pesquisas são feitas de acordo com interesses individuais dos pesquisadores, ligados ao mercado e às empresas. “Os espaços públicos e o pessoal das universidades são usados para atender fins privados e lucrativos, e isto é muito sério”, afirmou, em tom de denúncia.

A docente da UFPel sublinhou que a lógica da universidade pública para o público está alterada. “É para um público específico, o empresarial”, alertou, chamando a atenção para o paradoxo criado com o fenômeno. “Isso acontece ao mesmo tempo em que abrimos mais as universidades para cotistas e em que temos dificuldades para garantir a permanência destes alunos”, ressaltou.

Na sua palestra, a professora abordou pontos como concepções de universidades, contexto atual, censos, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), programas e políticas para o ensino superior e demandas sobre o papel da universidade pública.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções