Diário da Manhã

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Notícias

UPA Areal amplia equipe de triagem durante o verão

UPA Areal amplia equipe de triagem durante o verão
20 janeiro
14:23 2024

Ação busca diminuir tempo de espera de atendimentos considerados de menor risco

A partir da próxima segunda-feira (22) a equipe de triagem da UPA Areal será ampliada, passando a contar com mais um médico clínico geral. A iniciativa da Prefeitura de Pelotas com recursos do programa estadual Verão Gaúcho, busca diminuir o tempo de espera nos atendimentos de pacientes cuja classificação se enquadra na cor azul, sendo de baixo risco.

Atendimento de triagem será ampliado

Com a mudança, a equipe de triagem passará a contar com o profissional médico, um técnico em enfermagem e também um enfermeiro. A partir de agora, durante o período de verão, o médico atuará fazendo o encaminhamento do paciente não urgente classificado (azul) à Unidade Básica de Saúde, que deverá acolher o usuário, evitando que o mesmo aguarde na UPA, considerando que a prioridade de atendimento é para as situações de emergência e urgência.

Conforme o diretor da UPA Areal, Nelson Soares, apesar de todas as Unidades Básicas de Saúde estarem com as equipes completas, a UPA tem recebido muitos pacientes que poderiam ser atendidos nas UBSs. “Esses pacientes acabam procurando a UPA e recebendo uma classificação de risco de baixa prioridade, visto não se tratar de caso grave, e acabam enfrentando um tempo de espera mais elevado”, observou, explicando que a nova medida vai agilizar esses encaminhamentos de forma mais efetiva.

A diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Hoffmann, reitera que atualmente todos os postos de saúde estão com as equipes completas, inclusive de médicos e que a colaboração da população em procurar o serviço mais adequado às suas condições é fundamental para um atendimento de qualidade e resolutivo para todos.

“Pacientes que não estão em condições graves terão um atendimento na atenção primária (UBSs) que irá considerar toda a condição de saúde e de vida da pessoa, com olhar integral do processo saúde-doença fazendo os encaminhamentos e acompanhamento necessários para a recuperação da saúde e prevenção ao adoecimento. Já os serviços de urgência e emergência como da UPA são destinados ao atendimento de condições que colocam em risco a vida do paciente ou seja, situações agudas ou graves”, reforçou Caroline.

Esta ação temporária de ampliação da triagem na UPA tem o objetivo de mudar a cultura da população de pacientes classificados como azuis procurarem os serviços de urgência e emergência que são destinados a pacientes classificados com vermelho, amarelo e verde, com maior grau de risco, e assim evitem o espera desnecessária.

Classificação de risco conforme as cores

Vermelho – prioridade alta – pacientes graves com alto risco de morte;
Amarelo – prioridade média – pacientes graves com possível risco de morte;
Verde – prioridade baixa – pacientes com queixas agudas e relativa urgência;
Azul – atendimentos após outros níveis – pode ser encaminhado a outras unidades

Veja os serviços próprios de cada Unidade 

UPA 24h
Parada cardiorrespiratória
Derrame / AVC
Infarto (dor no peito)
Falta de ar intensa
Picada de animal venenoso
Queimaduras e Intoxicações
Alergias graves
Cólica renal
Crise convulsiva
Pontos / Suturas
Profilaxia pós exposição
Tentativa de suicídio

51 UBSs
Consultas de rotina
Renovação de receitas
Acompanhamento de pressão arterial
Encaminhamento para especialista e exames
Dor de cabeça, garganta ou ouvido
Dor de coluna leve a moderada
Dor crônica
Febre
Vômito e diarreia
Unha encravada
Curativo e retirada de pontos
Injeções e troca de sonda

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções